logo Radioagência Nacional
Política

Ministro da Defesa diz que Brasil pode voltar a enviar tropas de paz

Baixar
Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional
05/04/2022 - 14:05
Brasília

O Brasil participa do maior treinamento voltado para operações de paz no mundo. Cerca de 280 pessoas, entre militares, civis e policiais brasileiros, e representantes de outros países, são capacitados no Viking 22, que termina na próxima quinta-feira (07).

O exercício é conduzido pela Suécia, a cada quatro anos. Nesta edição, participam cerca de 1750 pessoas de 40 países. Ele é feito remotamente por uma plataforma de computadores interligados no Brasil, Suécia, Bulgária, Finlândia e Qatar.

Na simulação, uma crise política e de segurança ocorre em dois países fictícios no norte da Europa. A missão de paz da ONU deve responder às demandas, como apoio à população e aos refugiados. O foco é melhorar a tomada de decisões.

O comandante do Exército, general Freire Gomes, destacou o aprendizado para o país. Para ele, é uma integração que mexe com o lado doutrinário das forças de segurança no país. 

A coordenadora da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz, Eduarda Hamann, que participa do Viking 22, ressaltou a importância do alinhamento entre os componentes civil, militar e policial.

No evento, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio de Oliveira, afirmou que o país pretende voltar a enviar tropas efetivas para operações de paz.

x