Uma mensagem com informações erradas sobre as Eleições 2022 tem circulado nos grupos de whattsapp. O texto afirma que se o eleitor anular ou votar em branco para algum cargo, todos os outros votos em candidatos que ele escolheu não serão computados.
Por exemplo: se eu escolho um candidato para presidente e anulo todos os outros votos, automaticamente o meu voto para presidente também é anulado. A mensagem com a fakenews ainda dá nome para isso: voto parcial e destaca que só são computados os votos tidos como completos.
Isso é mentira. O TSE - Tribunal Superior Eleitoral soltou nota e afirmou que a informação é falsa. O eleitor pode, sim, escolher votar apenas para presidente. O voto não é invalidado se o cidadão votar em um só cargo e optar por nulo ou branco nos demais.
Vale lembrar que o voto em branco ocorre quando o eleitor escolhe a opção da tecla específica de cor branca e confirma na urna eletrônica. Já o voto nulo ocorre quando o eleitor digita um número que não corresponde a nenhum candidato ou partido político oficialmente inscrito. Votos brancos e nulos são computados para fins estatísticos, mas não são considerados votos válidos.