Prefeitura do Rio e empresas chegam a acordo sobre transporte público

Publicado em 20/05/2022 - 12:57 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro e as empresas de ônibus que operam no município finalmente chegaram a um acordo a respeito da exploração do serviço de transporte e da contrapartida financeira. 

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, após 10 horas de negociação, os empresários aceitaram perder o direito de explorar o sistema de corredores exclusivos do BRT e a bilhetagem eletrônica. Em troca, a Prefeitura vai subsidiar a tarifa, considerando os quilômetros rodados em cada linha.

Dessa forma, a passagem continuará custando 4,05 para os passageiros, pelo menos até o fim do ano, mas as empresas receberão uma remuneração extra. Mas, segundo o prefeito, todos os ônibus serão monitorados em tempo real via GPS, e esse extra só será pago as empresas que estiverem operando de maneira correta. Caso as linhas não voltem a circular com a frequência contratada, as empresas também podem ter a concessão cassada.

Com o acordo, a Prefeitura espera encerrar um impasse que tem causado muitos prejuízos para a população e para os funcionários das viações. Alegando prejuízos com a queda de passageiros em meio a pandemia de covid-19, diversas empresas entraram em recuperação judicial, o que afetou o funcionamento de diversas linhas.

Além disso, também houve atrasos nos pagamentos de motoristas e cobradores e as partes ainda discutem os termos de um novo acordo coletivo para a categoria, que chegou a entrar em greve no mês passado. Paes também declarou em suas redes sociais que a questão do transporte tem sido o maior desafio da sua gestão e que o acordo vai exigir compreensão, por causa das despesas extras que serão geradas com os subsídios.

Já o porta-voz do Rioônibus, o sindicato que representa as empresas, Paulo Valente, declarou em nota que os empresários aguardam a assinatura do acordo, que entendem ser o primeiro passo no caminho da reestruturação do sistema de transporte por ônibus na cidade.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo