Prefeitura do Rio e empresas chegam a acordo sobre transporte público

Publicado em 20/05/2022 - 12:57 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro e as empresas de ônibus que operam no município finalmente chegaram a um acordo a respeito da exploração do serviço de transporte e da contrapartida financeira. 

De acordo com o prefeito Eduardo Paes, após 10 horas de negociação, os empresários aceitaram perder o direito de explorar o sistema de corredores exclusivos do BRT e a bilhetagem eletrônica. Em troca, a Prefeitura vai subsidiar a tarifa, considerando os quilômetros rodados em cada linha.

Dessa forma, a passagem continuará custando 4,05 para os passageiros, pelo menos até o fim do ano, mas as empresas receberão uma remuneração extra. Mas, segundo o prefeito, todos os ônibus serão monitorados em tempo real via GPS, e esse extra só será pago as empresas que estiverem operando de maneira correta. Caso as linhas não voltem a circular com a frequência contratada, as empresas também podem ter a concessão cassada.

Com o acordo, a Prefeitura espera encerrar um impasse que tem causado muitos prejuízos para a população e para os funcionários das viações. Alegando prejuízos com a queda de passageiros em meio a pandemia de covid-19, diversas empresas entraram em recuperação judicial, o que afetou o funcionamento de diversas linhas.

Além disso, também houve atrasos nos pagamentos de motoristas e cobradores e as partes ainda discutem os termos de um novo acordo coletivo para a categoria, que chegou a entrar em greve no mês passado. Paes também declarou em suas redes sociais que a questão do transporte tem sido o maior desafio da sua gestão e que o acordo vai exigir compreensão, por causa das despesas extras que serão geradas com os subsídios.

Já o porta-voz do Rioônibus, o sindicato que representa as empresas, Paulo Valente, declarou em nota que os empresários aguardam a assinatura do acordo, que entendem ser o primeiro passo no caminho da reestruturação do sistema de transporte por ônibus na cidade.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo