SP: ex-deputado Arthur do Val tem mandato cassado pela Assembleia

Publicado em 17/05/2022 - 19:36 Por Eliane Gonçalves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O ex-deputado estadual por São Paulo Arthur do Val, do União Brasil, teve o mandato cassado pela Alesp, a Assembleia Legislativa do estado de São Paulo.

Também conhecido como Mamãe Falei do MBL, Arthur do Val foi julgado por quebra de decoro parlamentar depois ter áudios com comentários machistas vazados durante o período em que esteve na Ucrânia. Entre outros comentários misóginos, ele disse nas mensagens que as refugiadas de guerra ucranianas são fáceis porque são pobres.

A cassação foi aprovada por unanimidade. 73 deputados votaram na sessão, todos pela cassação do mandato. Para ser cassado era necessário apenas maioria simples, ou seja, 48 votos.

A  sessão começou com o advogado de Artur do Val, Paulo Henrique Franco Bueno, argumentando que o ex-deputado não teve direito à ampla defesa, que os áudios vazados não podem servir como provas e comparou o caso com a acusação de assédio do deputado Fernando Cury, também do União Brasil, que apalpou o seio da deputada estadual Isa Pena, do PCdoB, no plenário da casa e não foi cassado.

Quando o pedido de cassação foi aprovado no Conselho de Ética da casa, Mamãe Falei renunciou ao mandato. Era uma tentativa de reverter o processo de cassação e poder voltar à Assembleia Legislativa com um novo mandato no ano que vem. Mas a manobra não adiantou. Com o resultado dessa terça-feira, o ex-deputado fica inelegível por oito anos.

Edição: Roberto Piza / GT Passos

Últimas notícias
Política

Semana na Câmara terá discussão da PEC que aumenta Auxílio Brasil

Expectativa é que os deputados analisem a PEC que prevê o aumento do Auxílio Brasil, cria o voucher caminhoneiro,um auxílio a taxistas e amplia valor do auxílio gás.

Baixar arquivo
Saúde

DF tem primeiro caso confirmado da varíola dos macacos

Paciente, que não teve a identidade revelada, é um homem na faixa etária de 30 a 39 anos, com histórico de viagem para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Alagoas: já são 50 cidades em situação de emergência devido às chuvas

De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil, há 40 mil pessoas desalojadas e desabrigadas, que estão sendo levadas para escolas, ginásios e prédios públicos. 

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: os programas femininos

Com a popularização do rádio nos anos 30, as emissoras precisavam apresentar uma programação mais elaborada e atraente. Surgiram, então, os programas segmentados e, entre eles, os que eram dedicados ao público mais ativo e fiel do rádio, o feminino.

Baixar arquivo
Geral

Cantareira vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo