Ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, é preso pela Polícia Federal

Operação investiga corrupção e tráfico de influência em verbas do FNDE

Publicado em 22/06/2022 - 14:59 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O ex-ministro da educação Milton Ribeiro foi preso nesta quarta-feira (22) na operação da Polícia Federal Acesso Pago, que investiga supostos crimes de tráfico de influência e corrupção na destinação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). 

Além do ex-ministro, que comandou a pasta entre 2020 e março deste ano, a polícia cumpriu um total de 5 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão. A operação desta terça foi deflagrada após identificação de indícios de prática criminosa para a liberação de verbas públicas por parte da Controladoria Geral da União.

As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Criminal do DF e a investigação corre em sigilo. A operação foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, já que um dos investigados tem foro privilegiado.

As suspeitas de desvios em recursos do FNDE foram alvo de investigação do Tribunal de Contas da União em abril. O caso foi revelado pela imprensa em março deste ano e motivou a exoneração de Milton Ribeiro naquele mês.

A operação da PF foi comentada pelo presidente Jair Bolsonaro, durante entrevista à Rádio Itatiaia, retransmitida nas redes sociais do presidente.

O Ministério da Educação em nota afirmou que está colaborando com as investigações que envolvem a gestão anterior da pasta e que não compactua com qualquer ato irregular. 

Entramos em contato com a defesa do ex-ministro Milton Ribeiro, que não enviou resposta até o fechamento da reportagem.

Em coletiva, o atual ministro da Educação, Victor Godoy, disse que não foi comunicado oficialmente da prisão de Milton Ribeiro e que não tem conhecimento de irregularidades no ministério.

Com produção de Dayana Victor.

Edição: Nádia Faggiani / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Cultura

Funarte incentiva candidatura do circo a patrimônio cultural imaterial

A Fundação Nacional de Artes, a Funarte, recebe até quarta-feira inscrições para a Bolsa Funarte de Pesquisa para Reconhecimento do Circo como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Baixar arquivo
Saúde

ANS suspende a comercialização de 70 planos de saúde

ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar anunciou, nesta segunda-feira, a suspensão temporária da comercialização de 70 planos de saúde de oito operadoras, por causa de reclamações sobre cobertura assistencial.

Baixar arquivo
Economia

IBGE aponta que custos para o censo 2022 será maior que o estimado

O diretor de Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, Cimar Azeredo, afirmou nesta segunda-feira que o orçamento do Censo 2022 terá que passar por recomposição.

Baixar arquivo
Economia

Reduflação: consumidor percebe redução de peso dos produtos embalados

Pesquisa do site Reclame Aqui mostra que oito a cada dez consumidores no país notaram que os fabricantes estão reduzindo tamanho, peso ou metragem das embalagens dos produtos, mas sem a respectiva redução do preço. 

Baixar arquivo
Economia

Trabalhadores da Volkswagen no ABC paulista entram em férias coletivas

Segundo o sindicato dos metalúrgicos do ABC, além das férias coletivas, a montadora também anunciou a redução da jornada de trabalho e corte de salário.

Baixar arquivo
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo