Gabriel Monteiro: Câmara do RJ finaliza as oitivas em processo ético

Publicado em 23/06/2022 - 20:40 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio finalizou nesta quinta-feira a fase de oitivas no processo que apura possível quebra de decoro pelo vereador Gabriel Monteiro. 

Durante o depoimento, o parlamentar se defendeu das denúncias. O Relator do processo ético-disciplinar que apura a conduta de Gabriel, o vereador Chico Alencar avaliou que houve contradições em todos os depoimentos.

Gabriel Monteiro afirmou ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal do Rio, que gravava de forma consentida as relações sexuais com as mulheres com quem se relacionava. Ele argumentou que a prática era para prevenir denúncias de estupro. A informação foi dada por Chico Alencar.

Durante o depoimento, o relator Chico Alencar disse que o vereador negou que sabia que a adolescente com quem ele se relacionou e teve um vídeo vazado, era menor de idade.

O processo tem prazo final para conclusão em 5 de julho. Monteiro é acusado de quebra de decoro parlamentar, estupro, assédio sexual e moral, além de manipulação de vídeos e infração a direitos de uma criança. Ele nega todas as acusações.

Além do vereador, foram ouvidas oito testemunhas de defesa e quatro de acusação.

A votação no plenário só acontecerá em agosto, após o recesso parlamentar.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro precisa da aprovação de dois terços dos vereadores da Casa. No caso de suspensão, será preciso que mais da metade dos parlamentares votem a favor.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Embrapa : Criado sistema rastreável para o açúcar mascavo

Embrapa desenvolveu em parceria com a Usina Granelli, o primeiro açúcar mascavo com sistema rastreável do Brasil. A novidade deve chegar às lojas e supermercados em julho.

Baixar arquivo
Geral

Lançada a identidade nacional com todas as informações do cidadão

Lançada pelo governo federal, a nova carteira de identidade vai reunir todas as informações do cidadão em um único documento. O modelo vai ser padronizado para todos os estados e o DF, usando o CPF como número de registro nacional.

Baixar arquivo
Economia

Programa Brasil Mais lança modalidades para micro e pequenas empresas

As micro, pequenas e médias empresas de todo o país vão contar com duas novas modalidades de atendimento do Programa Brasil Mais, do Ministério da Economia.

Baixar arquivo
Economia

Empreendedores aprovam nova versão do aplicativo de compras do governo

O aplicativo de compras públicas do governo federal recebeu nova versão em maio deste ano, e desde então mais de 100 mil empreendedores baixaram a ferramenta e se registraram para vender produtos ou serviços ao governo em processos que dispensam licitação.

Baixar arquivo
Cultura

Caprichoso vence o Festival Folclórico de Parintins de 2022

O bumbá venceu o Garantido e levou para o bumbódromo o tema “Amazônia, nossa luta em poesia”. Na arena, o azul e branco celebrou a arte do caboclo parantinense, que no contexto da temática transformou sonhos e lutas em poesia.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera vacina contra a gripe para todas as faixas etárias

A liberação das doses para todas as faixas foi anunciada pela prefeitura, que não seguirá mais o calendário por grupos prioritários.

Baixar arquivo