Gabriel Monteiro: Câmara do RJ finaliza as oitivas em processo ético

Publicado em 23/06/2022 - 20:40 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal do Rio finalizou nesta quinta-feira a fase de oitivas no processo que apura possível quebra de decoro pelo vereador Gabriel Monteiro. 

Durante o depoimento, o parlamentar se defendeu das denúncias. O Relator do processo ético-disciplinar que apura a conduta de Gabriel, o vereador Chico Alencar avaliou que houve contradições em todos os depoimentos.

Gabriel Monteiro afirmou ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara Municipal do Rio, que gravava de forma consentida as relações sexuais com as mulheres com quem se relacionava. Ele argumentou que a prática era para prevenir denúncias de estupro. A informação foi dada por Chico Alencar.

Durante o depoimento, o relator Chico Alencar disse que o vereador negou que sabia que a adolescente com quem ele se relacionou e teve um vídeo vazado, era menor de idade.

O processo tem prazo final para conclusão em 5 de julho. Monteiro é acusado de quebra de decoro parlamentar, estupro, assédio sexual e moral, além de manipulação de vídeos e infração a direitos de uma criança. Ele nega todas as acusações.

Além do vereador, foram ouvidas oito testemunhas de defesa e quatro de acusação.

A votação no plenário só acontecerá em agosto, após o recesso parlamentar.

Para ser cassado, Gabriel Monteiro precisa da aprovação de dois terços dos vereadores da Casa. No caso de suspensão, será preciso que mais da metade dos parlamentares votem a favor.

Edição: Raquel Mariano / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Economia

No Rio, 45 postos de combustíveis são autuados por não descontar ICMS

Dos mais de cem postos de combustíveis fiscalizados pelo Governo do Estado do Rio, nesta segunda-feira, quase a metade, 45, foram autuados por não ter aplicado o desconto devido com a redução da alíquota do ICMS. 

Baixar arquivo
Política

Com certidão, eleitor com pendência pode regularizar outros documentos

Certidão substitui o documento oficial e é solicitada para emitir ou regularizar documentos

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória crescem no país

A análise é referente ao período de 19 a 25 de junho

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Chuvas em Alagoas: 50 municípios estão em situação de emergência

Segundo a Defesa Civil alagoana, algumas rodovias seguem bloqueadas por conta dos estragos

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFPE encontram fóssil de um Dilofossauro

O fóssil foi encontrado próximo ao município de Ibimirim, no sertão de Pernambuco, em uma região de rochas conhecidas como Formação Aliança. Essa formação data do período Jurássico, auge da era dos dinossauros.

Baixar arquivo
Cultura

Mostra Internacional Cinema Sem Diferenças será exibida em Niterói-RJ

A mostra traz filmes que envolvem pessoas com deficiência, seja na temática ou na produção. A seleção foi especialmente preparada pela curadoria do Festival Internacional de Cinema sobre Deficiências, de Lyon, no Sul da França.

Baixar arquivo