Os serviços online da Prefeitura do Rio de Janeiro continuam fora do ar nesta terça-feira (16), depois de um ataque hacker. O problema está impedindo a emissão de nota fiscal eletrônica e algumas unidades de saúde não conseguem registrar pedidos de exames e consultas no sistema de regulação.
Além disso, os centros de referência em assistência social também não podem realizar inscrição do CadÚnico, a plataforma que garante acesso a uma série de programas de auxílio.
De acordo com a Prefeitura, o ataque ocorreu na madrugada de segunda-feira e desde então os técnicos do Iplan, a empresa municipal de informática, tentam recuperar a central de dados, mas ainda não há previsão de quando o sistema será restabelecido.
O portal, com todos os serviços associados, foi retirado de ar de forma preventiva, para resguardar as informações. Em nota, a administração garantiu que tem procurado amenizar os transtornos para os cariocas. E afirmou que o problema não afetou o funcionamento das unidades de saúde, nem das escolas municipais. O Centro de Operações, a Central 1746 e o aplicativo Taxi Rio também estão operando normalmente.
![Divulgação/Combat Armor Carro blindado produzido pela Combat Armor para a Polícia Rodoviária Federal. Veículo apresentou série de problemas. – Foto: Divulgação/Combat Armor](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Secretaria de Comunicação Social/Divulgação Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Meta/Divulgação Brasília (DF), 08/01/2025 - Logo da empresa Meta. Facebook, Messenger, Instagram, Whatsapp. Foto: Meta/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Hatem Khaled/Proibida reprodução Palestinians react to news on a ceasefire deal with Israel, in Khan Younis in the southern Gaza Strip, January 15, 2025. Reuters/Hatem Khaled/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)