Após denúncias de corrupção, presidente da Ceperj é exonerado

MPRJ fala de "folha de pagamento secreta" com 18 mil cargos

Publicado em 05/08/2022 - 08:38 Por Cristiane Ribeiro - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Em meio às denúncias de corrupção e uso com motivação política da Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj), o governador Cláudio Castro exonerou o presidente da instituição.

Na edição extra do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (4), consta que a exoneração de Gabriel Lopes foi a pedido. Não foi divulgado o nome do substituto.

Castro usou as redes sociais para anunciar a decisão, que ocorreu após a repercussão da ação movida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), na qual se questiona a falta de transparência a partir da criação de uma "folha de pagamento secreta" envolvendo mais de 18 mil cargos para contratações de trabalhadores temporários.

Além de anunciar a exoneração do presidente da Ceperj, Cláudio Castro também afirmou que o governo propôs ao MPRJ a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). Segundo ele, o objetivo é "corrigir rumos e não prejudicar importantes programas sociais".

Esta foi a primeira vez que Cláudio Castro se pronunciou sobre a situação. Ele disse que já havia sido instaurada uma comissão coordenada pela Secretaria de Estado da Casa Civil para apurar os questionamentos.

O governador disse, ainda, que os pagamentos foram suspensos e que os dados dos contratados foram cruzados para apurar outros vínculos.

Na quarta-feira, a Justiça fluminense já havia determinado, em caráter liminar, a suspensão dos pagamentos na "boca do caixa", como vinham ocorrendo.

Edição: Leila Santos/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança o "Ouvidoria Mulher" para vítimas de violência doméstica

O serviço, lançado nesta quarta-feira (10),  faz parte das ações do Ministério Público do Estado, para marca o mês de agosto, em que se comemora os 16 anos da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Geral

PF faz ação contra organização que fraudava planos de saúde no RJ

Os investigadores estimam que em cinco anos, a partir de 2014, a gestão de uma operadora de plano de saúde de servidores públicos causou um prejuízo da ordem de R$ 664 milhões.

Baixar arquivo
Geral

PF prende homem acusado de roubar bitcoins nos EUA

Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão; e um mandado de prisão preventiva na cidade de Imperatriz, sul do estado.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Lei em Salvador dará multa para quem intimidar mulheres na cidade

Ela estabelece sanções para quem cometer assédio contra mulheres, ou que as exponham publicamente a qualquer tipo de constrangimento, no âmbito da incidência, ou não, da Lei Maria da Penha.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça aceita denúncia contra dona de asilo por maus-tratos

Vanessa da Silva Ferro de Souza é proprietária e administradora da casa de repouso para idosos Laço de Ouro, na zona oeste do Rio, onde um paciente da instituição morreu.

Baixar arquivo
Esportes

Etapa do Taiti define últimas vagas para Finals do Circuito de Surfe

Filipe Toledo, que lidera o ranking mundial, competirá na quarta bateria da primeira fase

Baixar arquivo