Congresso Nacional: aumenta número de mulheres e negros candidatos

Publicado em 18/08/2022 - 17:27 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais de 10,5 mil candidatos vão disputar uma vaga no Congresso Nacional nas eleições deste ano. A maioria ainda é de homens e de brancos, mas a diferença caiu, segundo os dados disponíveis na plataforma do Tribunal Superior Eleitoral.

No Senado, são 235 candidatos. Com relação à cor e raça, 155 deles se declararam brancos, o que representa 66% do total, índice um pouco acima do registrado em 2018.

Quanto ao gênero, são 179 homens contra 55 mulheres, ou seja, 76% das candidaturas são masculinas. Quatro anos atrás, a taxa passou de 82%.

Na Câmara dos Deputados, mais de seis mil e setecentos homens tentam uma vaga de deputado federal contra três mil e quinhentas mulheres. Elas representam 34,5% das candidaturas. Em 2018, eram 32%.

Com relação à raça, a proporção de candidatos pretos e pardos aumentou. Juntos, os grupos representam 48% dos candidatos, 6% a mais que em 2018. São quase 3.500 pardos e 1.500 pretos.

O número de brancos caiu para metade do total. Na última eleição geral, eles eram 57%.

A maioria dos candidatos ao Congresso Nacional são casados, têm ensino superior completo e mais de 45 anos de idade.

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo