Conselho de Ética da Câmara do Rio aprova cassação de Gabriel Monteiro

Publicado em 11/08/2022 - 23:27 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou por unanimidade o relatório que pede a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro, por quebra de decoro parlamentar.

Todos os sete membros do Conselho votaram a favor do relatório do vereador Chico Alencar, que aponta como uma das mais graves condutas de Monteiro a filmagem e armazenagem de cenas de sexo dele com uma adolescente de 15 anos, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Monteiro é réu em processo relativo a esse fato e também por crime sexual, assédio sexual e importunação a ex-funcionários. O parlamentar ainda aparece em vídeos divulgados nas redes sociais acariciando uma criança e induzindo as falas de outra menor em situação de vulnerabilidade.   

O relator Chico Alencar disse que o parecer pela perda do mandato agora representa a posição de todo o Conselho e que espera que o plenário da casa avalie os fatos da mesma maneira.

A vereadora Tereza Bergher, também integrante do Conselho de Ética, afirmou que a aprovação unânime do parecer é uma resposta às mulheres e crianças que foram as maiores vítimas dos fatos apurados.

O vereador ainda pode apresentar recurso contra a decisão do Conselho de Ética à Comissão de Justiça e Redação da Câmara até a próxima segunda-feira. Não havendo recurso, o parecer na forma de projeto de resolução será votado pelo plenário da casa na terça, dia 16.

Gabriel Monteiro será cassado se pelo menos dois terços dos parlamentares votarem favoravelmente à proposta. Para suspensão do mandato, são necessários os votos da maioria absoluta.

A  defesa do vereador Gabriel Monteiro foi procurada sobre a decisão do Conselho, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta.

Edição: Bianca Paiva / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Geral

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo