A medalhista olímpica, Ana Moser, tomou posse nesta quarta-feira como a primeira ministra de estado do Esporte. Moser é ativista social e participou nos últimos anos de ações sociais voltadas ao Esporte e à Educação. De acordo com ela, o pedido do presidente Lula foi que fosse feita uma revolução no esporte brasileiro, garantindo acesso a todos os brasileiros de todas as localidades do país, sem preconceitos raciais, de gênero ou social.
A ministra destacou que o Brasil é um dos países mais sedentário do mundo com apenas 30% população ativa. O sistema para atividades esportivas brasileiro apresenta muitas lacunas e é nessas questões que o governo deve atuar.
Outra prioridade é aumentar a quantidade de pessoas ao chamado esporte acessível, que inclui muitos brasileiros e não só aqueles de alto rendimento. Todas essas políticas deverão seguir as metas do Plano Nacional do Esporte, de forma gradativa.
Durante a cerimônia de posse, Moser fez também uma homenagem ao jogador Pelé, morto no dia 29 de dezembro de 2022.
Ana Moser participou do grupo de transição do Esporte do presidente Lula e é uma das diretoras da organização "Atletas pelo Brasil", formada por atletas e ex-atletas que lutam por melhorias em modalidades esportivas e por avanços sociais no país.
O Ministério do Esporte foi extinto no governo Jair Bolsonaro e transformado em uma secretaria, vinculada ao Ministério da Cidadania. A recriação da pasta foi uma promessa de campanha do presidente Lula.