Haddad pede apoio a países em desenvolvimento em evento do G20

Publicado em 24/02/2023 - 09:43 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em discurso para os ministros das Finanças e presidentes de Bancos Centrais do G20, evento que ocorre em Bangalore, na Índia, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falou sobre a volta do Brasil nas discussões internacionais após o país ter herdado um cenário diplomático problemático.

O ministro reforçou a questão dos desafios mundiais em tempos de crise, pós pandemia, guerra e desigualdades. Ele também destacou a importância para formar parcerias e concentrar recursos, por exemplo, na área do clima, da alimentação e da pobreza e pediu apoio para os países em desenvolvimento, financiamento de longo prazo e taxa de juros adequadas, por exemplo, mostrando preocupação com os níveis de endividamento das nações mais pobres. Ele foi bem claro: a elevação dos juros em meio à fragilidade da economia mundial agrava o cenário.

Haddad ainda cobrou dos países desenvolvidos o cumprimento do Acordo de Paris, com relação ao clima, e do que foi tratado nas Cúpulas de Glasgow e do Egito, lembrando que entre as metas brasileiras está a questão do desmatamento zero até 2030.

E ainda fez um pedido: mais do que diálogo, é preciso ações com resultados concretos. Para hoje, ele tem uma série de reuniões com ministros de outros países, como Argentina, África do Sul e Espanha e com Paolo Gentiloni, da Comissão Europeia. Antes, porém, Haddad teve um almoço reservado com o presidente do Banco Central brasileiro, Roberto Campos Neto.

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo