Ao defender que bancos públicos façam empréstimos pelo desenvolvimento, o presidente Lula quer focar na retomada de obras paradas, pelo país.
A declaração foi dada nesta sexta feira (10), na abertura encontro dele com treze ministros das áreas econômica e de infraestrutura, no Palácio do Planalto. Segundo o presidente, esse tipo de investimento é que deve aumentar o PIB do Brasil, o Produto Interno Bruto, com a geração de emprego.
Lula mencionou, no encontro, as 14 mil obras paradas, em todo o Brasil, além das mais de 180 mil unidades não finalizadas do programa minha casa minha vida.
Na busca pela retomada do desenvolvimento econômico, o presidente Lula destacou o programa de aceleração do crescimento, criado em 2007, no governo anterior dele, o chamado PAC. A ideia é que a execução dessas retomadas de obras seja no modelo do antigo PAC. A ideia do presidente é uma reformulação desse programa, incluindo a mudança no nome.
Estiveram com Lula, na reunião desta sexta (10), treze ministros que levaram ideias de novas obras e projetos. Aos presentes, Lula disse estar disposto a ouvir o que foi pensado e também as dificuldades que cada ministério enfrenta para tocar determinados projetos.
Lula também disse que quer viajar por todo o Brasil, assim que retornar da viagem à China, ainda este mês. O objetivo, segundo ele, é voltar “a inaugurar escolas, creches, estradas, universidades, entre outras. Ao fazer um breve balanço desses quase 70 primeiros dias de governo, Lula lembrou que fez viagens, visitas e se encontrou com prefeitos e governadores.
Ele disse estar orgulhoso com esse início de governo e também disse sentir que o governo começou de verdade, agora, já que os ministérios estão finalmente com as composições finalizadas.