Governo confirma salário mínimo de R$ 1.320 e propõe regra de reajuste
O reajuste anual do salário mínimo terá como base a inflação mais o PIB de 2 anos anteriores. A proposta do governo foi anunciada, nesta quinta-feira (27), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representantes de centrais sindicais.
A proposta será enviada para análise do Congresso Nacional de forma de projeto de lei. A política será a mesma adotada nos governos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff.
Sobre o valor prometido para o novo salário mínimo, a partir de primeiro de maio, de R$ 1.320, Marinho afirmou que será garantido por meio de medida provisória, que deverá ser enviada ao Congresso até a próxima segunda-feira.
O ministro do trabalho ainda destacou que a política de valorização do salário mínimo movimenta a economia e fortalece o emprego.
As centrais sindicais reivindicavam que a política garantisse a reposição de ganho real posterior ao governo Dilma, quando o salário foi reajustado apenas pela inflação. Mas o ministro Luiz Marinho disse que o governo não poderá garantir que essa regra será atendida neste momento.