Há 30 anos, brasileiros decidiam forma de governo em plebiscito

Publicado em 21/04/2023 - 13:09 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Há 30 anos, os brasileiros iam as urnas para decidir se queriam como forma de governo a República ou a Monarquia e se o sistema deveria ser presidencialista ou parlamentarista. Foi uma determinação constitucional prevista no Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. 

Na época, segundo o professor Rodrigo Prando, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, foi difícil porque o eleitor teve de tentar entender a diferença entre um e outro. Houve quem quisesse votar no Rei Pelé ou no Rei Roberto Carlos. Brincadeiras à parte, a gente perguntou para o professor se o plebiscito fosse hoje, se o resultado teria sido diferente. "Dada a nossa cultura política, o resultado seria o mesmo. A maioria escolheria a república presidencial e não parlamentar. Quando e discute o sistema parlamentar ou semi-presidencialismo é porque nós temos alguma crise aguda dentro da política do pais e todas as vezes que temos uma crise não é um bom momento de escolha, pode distorcer a compreensão da média dos eleitores", disse.

Ele ainda lembra que tempos de crise política suscitam esse tipo de discussão. "Às vésperas tem a incompreensão de como se organiza a política e o estado gera desinformação política ataques sistemáticos à politica os nossos regimes e a democracia". 

O professor defende a Reforma Política, mas feita com muita discussão e debate com a sociedade. Se existe solução mágica, ou sistema político perfeito, o professor responde . "As crises que a gente tem vivenciado nos coloca numa situação de uma doença social que é perigoso. Não existe solução mágica", diz. 

Só lembrando que naquele 21 de abril de 1993, mais de 90 milhões de eleitores foram às urnas. A República venceu com 66% dos votos. A Monarquia recebeu 10%. O restante foi em branco ou nulo. Já na escolha entre sistema de governo, a diferença foi menor. 55% optaram pelo presidencialismo, o que temos até hoje, e 24% pelo parlamentarismo. 

Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Justiça

Crianças Sabidas destaca a escolha dos representantes municipais

Neste terceiro episódio o podcast Crianças Sabidas vai até a escola e mostra como os pequenos começam a treinar as ações políticas por meio dos primeiros processos eleitorais: a escolha dos representantes de sala.

Baixar arquivo
Geral

Governo apura denúncias de assédio envolvendo ministro Silvio Almeida

Depois das denúncias de assédio sexual inclusive contra a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente Lula foi claro: o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, não deverá ficar no cargo.

Baixar arquivo
Educação

App da UFF traduz para indígenas e facilita ensino de robótica

Há pouco mais de um ano, um aplicativo desenvolvido pela UFF, Universidade Federal Fluminense, auxilia no aprendizado de estudantes indígenas de Rondônia.

Baixar arquivo
Eleições 2020

Eleições municipais de outubro terão recorde de eleitores no Brasil

Daqui a um mês, eleitores dos mais de cinco mil municípios do país vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, é a maior eleição municipal de todos os tempos.

Baixar arquivo
Saúde

Medicamento de R$ 2 milhões para câncer infantil será oferecido no SUS

O Sistema Único de Saúde vai pagar e distribuir um remédio importante para o tratamento da neuroblastoma, um tipo de câncer infantil.

Baixar arquivo
Geral

Polícia faz operação contra quadrilha que levava drogas em ambulâncias

Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas e Mato Grosso, com o apoio das Polícias Civis desses estados.

Baixar arquivo