A deputada Sâmia Bomfim, do PSOL de São Paulo, entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal para impedir a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional que proíbe a punição a partidos que não cumpriram as cotas de sexo e raça na última eleição. Além de anistiar legendas com prestação de contas irregulares.
Nessa terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou a PEC, que agora segue para uma comissão especial antes de ir para a votação em plenário, por todos os deputados.
A deputada federal Samia Bomfim alega que a proposta viola a isonomia política de gênero e raça. Ela cita ainda que, na eleição de 2022, foram eleitas apenas 91 mulheres entre os 513 vagas para deputados federais. Nem 18% do total. E apenas 26% dos parlamentares se autodeclaram negros.
Sâmia Bomfim afirma que a PEC é um retrocesso para todos que defendem a igualdade de condições entre homens e mulheres, e brancos e negros.
A deputada Ronsâgela Reis, do PL de Minas Gerais, afirma que o projeto evita o estrangulamento dos partidos que possam interferir em ações futuras de promoção de candidaturas de mulheres.
A PEC aprovada na comissão da CÂmara ainda permite que os partidos voltem a receber recursos de empresas para quitarem dívidas até agosto de 2015. Até esse período, era permitido a doação de empresas, o que não é mais possível depois de decisão do STF.
Pelas regras eleitorais, os partidos devem reservar 30% de suas candidaturas para o parlamento para mulheres. 30% do fundo eleitoral e do horário eleitoral também devem ser destinados para candidaturas femininas.
Os votos dados em candidatos negros e mulheres também devem ser contados em dobro para a divisão do horário eleitoral e a distribuição do fundo eleitoral deve ser proporcional às candidaturas negras.
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 16/01/2025 - Aplicativo bancário para pagamento financeiro em pix. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto PRF Tocantins 02/02/2025 As plataformas que restaram da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, entre Estreito (MA) e Aguiarnópolis (TO), foram implodidas na tarde deste domingo (2). Foto PRF](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) 02/02/2024 – Celebração ao Dia de Iemanjá, na praia do Arpoador. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro(RJ), 10/11/2024 - Primeiros estudantes deixam o local de prova no segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, na universidade UNINASSAU, no Flamengo, zona sul da cidade. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fotos redes sociais X Pernambuco-01/02/2025 Selvageria e brutalidade são registradas antes do clássico Santa Cruz x Sport Club do Recife,um dos principais do estado do Pernambuco. Fotos redes sociais X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Mário Agra/Câmara dos Deputados Brasília (DF), 11/07/2024 - Deputado Federal Hugo Motta. Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)