Os holofotes no Senado Federal devem se voltar esta semana ao aguardado depoimento do tenente-coronel do exército Mauro Cid, ex ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, à CPMI do 8 de janeiro.
Cid está preso desde maio, acusado de fraudar cartões de vacinação, mas falará a comissão sobre os indícios, encontrados pela Polícia Federal, de que teria tramado um golpe de estado em mensagens trocadas com outros militares também ligados ao ex-presidente. Para membros da CPMI, essas conspirações ajudaram a insuflar o movimento golpista que culminou nos atos violentos de 8 de janeiro.
O depoimento de CID foi requerido por 14 senadores e deputados, e o tenente-coronel tentou evitá-lo, mas a ministra do Supremo Tribunal Federal Carmem Lucia decidiu que ele é obrigado a comparecer, mesmo que prefira ficar calado. A arguição está marcada para esta terça-feira (3), a partir das 9h.
Já a Câmara dos Deputados deve se dedicar esta semana à análise da pauta econômica do governo, incluindo uma nova votação do Arcabouço Fiscal, após emendas feitas pelo Senado. Mas antes, os parlamentares precisam decidir se o governo voltará a ter voto de qualidade no Carf, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, já que a pauta está trancada até que essa deliberação seja feita.
Esse voto permite que o presidente da turma de julgamento, um representante da Fazenda Nacional, desempate as votações dos recursos. Em 2020, uma alteração determinou que os empates fossem resolvidos em favor dos contribuintes, mas o governo alega que isso gerou perdas de R$ 59 bilhões para os cofres públicos.
O relator do projeto é o deputado Beto Pereira (PSDB-MS) que ainda não apresentou o parecer. Outra pauta, que recebeu caráter de urgência e por isso também está trancando as votações na câmara é o projeto de criação do Programa Escola em Tempo Integral. De autoria do executivo, a medida pretende ampliar em 1 milhão as vagas de tempo integral nas escolas de educação básica de todo o Brasil.
Após a votação dessas duas matérias, ou caso o governo retire o pedido de urgência delas, os deputados devem apreciar novamente a proposta do novo arcabouço fiscal, agora com as alterações feitas pelo Senado. Os senadores deixaram mais três itens de fora da meta de corte dos gastos: o Fundo Constitucional do Distrito Federal, a complementação do Fundeb, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação e os investimentos em ciência, tecnologia e inovação.
![José Cruz/Agência Brasil Dinheiro, Real Moeda brasileira](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução Washington , DC - January 20: Newly sworn-in President Donald Trump takes part in a signing ceremony in the President’s Room following the 60th inaugural ceremony on January 20, 2025, at the US Capitol in Washington, DC. Trump became the 47th president of the United States in a rare indoor inauguration ceremony. Also in attendance are: Senate Majority Leader Sen. John Thune (R-S.D.), Senate Minority Leader Sen. Chuck Schumer (D-N.Y.), Sen. Deb Fischer (R-Nebraska), Sen. Amy Klobuchar (D-Minn.), newly sworn-in Vice President JD Vance, Melania Trump, House Speaker Mike Johnson (R-La.), House Majority Leader Steve Scalise (R-La.) and House Minority Leader Hakeem Jeffries (D-N.Y.). Reuters/Melina Mara/Proibida reprodução](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![ABIR SULTAN/Pool via REUTERS/Proibida reprodução Benjamin Netanyahu em Tel Aviv
31/12/2023 ABIR SULTAN/Pool via REUTERS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pedro Souza/Atletico Cuca deixa o comando do Atlético-MG
Foto: Pedro Souza / Atlético](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![José Cruz/Agência Brasil Brasília (DF), 21/01/2025 - O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva durante reunião para tratar sobre questões ambientais e definir o presidente da COP30, André Corrêa do Lago. Foto: José Cruz/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Rovena Rosa/Agência Brasil Fila de passageiros no embarque do Aeroporto de Congonhas após cancelamento de vôos.](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)