Conselho de Ética arquiva processos contra Zambelli e Nikolas Ferreira
Publicado em 09/08/2023 - 20:04 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados voltou a analisar nesta quarta-feira (9) mais duas representações contra parlamentares. Uma contra Carla Zambeli (PL-SP) e outra contra Nikolas Ferreira (PL-MG).
A primeira decisão foi sobre a deputada Carla Zambelli. A maioria do Conselho de Ética decidiu arquivar o processo, por 15 a 4 votos. O PSB acusava a parlamentar de quebra de decoro por ter xingado o deputado Duarte Júnior (PSB-MA) em uma audiência pública.
O relator do caso, deputado João Leão (PP-BA), mudou seu parecer apresentado na semana passada, pedindo agora que o processo contra Carla Zambeli não fosse aceito.
A deputada Carla Zambelli agradeceu ao relator e destacou que não irá mais agir dessa forma no parlamento.
O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) considera que uma tendência de um acordo para arquivar todos processos em curso no Conselho de Ética não vai resolver o clima na Câmara.
O Conselho de Ética ainda analisou a denúncia contra o Nikolas Ferreira (PL-MG), por transfobia, quando ele foi a tribuna ridicularizar pessoas trans, o que o PT, PDT, PSOL e PSB consideraram ofensa a vulnerabilidade de minorias de gênero.
O relator, deputado Alexandre Leite (União Brasil-SP) primeiro apresentou relatório para que o processo contra Nikolas continuasse. Mas depois voltou atrás e pediu a sua inadmissibilidade, que foi aprovada pelo Conselho por 12 votos a 5.
Mais oito representações contra parlamentares continuam na pauta do Conselho de Ética da Câmara.
Edição: Jackson Segundo / Pedro Lacerda