Líder da FNL, José Rainha depõe na CPI do MST

Publicado em 03/08/2023 - 11:24 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Um dos depoimentos mais aguardados pela oposição na CPI do MST. O do líder da FNL, a Frente Nacional de Luta Campo e Cidade, José Rainha. Ele foi chamado para falar das acusações de extorsão de donos de propriedades Rurais no Mirante do Paranapanema, no interior de São Paulo, motivo pelo qual chegou a ser preso em março e solto em junho.

Ele era um dos líderes do MST e, após ter se afastado do Movimento, criou o FNL. José Rainha foi à CPI protegido por um habeas corpus, ou seja, pode ficar em silêncio sobre fatos que impliquem a sua incriminação, conforme decisão do ministro Luiz Fux.

Rainha fez uma defesa da Reforma Agrária e foi categórico ao afirmar que não iria revelar os motivos pelos quais deixou o MST.

E, como tem sido rotina na CPI, mais uma reunião de bate-boca entre o relator, Ricardo Salles, e a deputada Sâmia Bonfim, aliás, como tem sido frequente. 

Um desses momentos foi quando o relator quis saber qual a relação de Rainha com a deputada. Diante dos protestos por causa da pergunta, o presidente da Comissão, deputado Tenente-Coronel Zucco, debochou.

Talíria Petrone partiu em defesa da colega e pediu retratação.

Após o pedido do presidente da CPI de tirar a fala das notas taquigráficas e, em meio ao bate-boca, Rainha esclareceu que a ex-esposa dele trabalha no gabinete da deputada Sâmia Bonfim e que tem, com ela e com outros deputados, relações fraternas, políticas e diplomáticas.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Cemaden alerta para alta possibilidade de alagamento em Porto Alegre

Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais alertou para a alta possibilidade de novas ocorrências de enchentes e alagamentos nas mesorregiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste Rio-Grandense e Metropolitana de Porto Alegre neste fim de semana.

Baixar arquivo
Geral

Cresce o número de mulheres que optam pela maternidade após os 40 anos

A escolha pela gravidez tardia não representa mais impedimento. São muitos os recursos disponíveis desde a relação sexual programada até métodos em que a fecundação ocorre em laboratório.

Baixar arquivo
Geral

Dia das Mães: Filhos homenageiam mães que já se foram

Uns dizem que mãe não deveria morrer, e outros que mãe nunca morre. De uma forma ou de outra, os laços maternos, na maioria dos casos, não se rompem. O luto por uma mãe exige esforço emocional para continuar tocando a vida, sem a presença de uma forte referência. 

Baixar arquivo
Geral

Doações por PIX chegam a R$ 92 milhões para o governo do RS

O governo gaúcho arrecadou, até o momento, mais de R$ 92 milhões em doações via Pix na campanha 'SOS Rio Grande do Sul'.

O estado reativou o canal de doações utilizado no ano passado, vinculado à conta bancária aberta pelo Banrisul.

Baixar arquivo
Geral

Maior navio de guerra da América Latina está no Rio Grande do Sul

O maior navio de guerra da América Latina chegou ao Rio Grande do Sul neste sábado (11).

Baixar arquivo
Geral

Governo facilita importação de produtos usados para o RS

Pelos próximos 30 dias, as doações internacionais ao Rio Grande do Sul vão poder entrar no país sem dificuldades.

Baixar arquivo