De volta a Brasília, depois de coordenar a Cúpula da Amazônia, o presidente Lula foi, mais uma vez, enfático ao falar da responsabilidade dos países ricos, no financiamento de ações de preservação ambiental e que o assunto vai ser levado para a COP 28, no fim do ano. Esse foi um dos pontos que o presidente comentou durante a live semanal, Conversa com o Presidente, nesta segunda-feira (14).
Na semana passada, Lula recebeu líderes de diversos países, incluindo os oito que detêm a floresta Amazônica nos seus territórios. Após assinarem a Declaração de Belém, algumas entidades mencionaram a falta de ações mais concretas no plano conjunto. O assunto também foi mencionado pelo presidente brasileiro.
Ainda na live "Conversa com o Presidente", Lula voltou a comentar sobre as chamadas “balas perdidas” e as mortes de pessoas negras, em comunidades do país.
Na próxima semana, Lula viaja para a África do Sul, onde participa da cúpula do BRICS, grupo composto por líderes dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O presidente disse que quer levar o debate sobre a guerra na Ucrânia.
Nesta terça-feira (15), Lula participa da cerimônia de posse do novo presidente, Santiago Peña. Ele comentou que o Paraguai deve ser um “parceiro privilegiado” nas relações com o Brasil. No mês de setembro, o presidente Lula participa do encontro do G-20, as 20 maiores economias mundiais e, também, da assembleia geral da ONU, em Nova Iorque.