Roraima deve voltar a receber energia da Venezuela em 30 dias

Cidade terá abastecimento energético da usina de Guri, na Venezuela

Publicado em 20/10/2023 - 20:20 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, viaja na próxima segunda-feira para Venezuela para tratar do restabelecimento de contrato de importação de energia elétrica para abastecer o estado de Roraima.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada.

Atualmente, Roraima é o único estado brasileiro que não faz parte do Sistema Interligado Nacional. Em agosto, o governo federal assinou ordem de serviço para início das obras de conexão do estado ao sistema. A previsão de conclusão é de um ano.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, além de, futuramente, estar ligado ao sistema nacional, Roraima também terá abastecimento energético da Usina Hidrelétrica de Guri, da Venezuela.

Na viagem, o governo brasileiro também vai tratar do suprimento de óleo diesel para as termelétricas de Roraima.

Após vistoriar a linha de transmissão da Usina de Guri e a capacidade de geração de energia para abastecer Roraima, a expectativa do Ministério de Minas e Energia é de ter a parceria firmada em 30 dias.

Edição: Jacson Segundo / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Cultura

“Gran Fury: a arte não é bastante” discute crise da Aids nos EUA

Em exposição no Masp - o Museu de Arte de São Paulo, a mostra traz as obras do coletivo de artistas que questionou, publicamente, os dados subnotificados do governo americano, a moralidade de instituições religiosas e a cobertura de uma mídia preconceituosa sobre o HIV/Aids

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Brasil vai formatar políticas para aliança global contra a fome

A proposta da aliança foi discutida nesta semana no G20. O objetivo é oferecer experiências bem-sucedidas de diversos países a outras nações que queiram adaptar e usar essas políticas públicas. O Brasil pode colaborar com a transferência de conhecimento da Embrapa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, além da experiência com o Bolsa Família

Baixar arquivo
Internacional

Guerra entre Rússia e Ucrânia completa dois anos no sábado (24)

Mesmo com as sanções dos países europeus e dos Estados Unidos, a economia russa conseguiu crescer 3,6% em 2023, impulsionada pelos gastos militares.

Baixar arquivo
Geral

Enem dos Concursos: mais de dois milhões de candidatos estão aptos

56% das inscrições confirmadas são de mulheres. Cerca de 420 mil pessoas vão concorrer pela cota para negros, 45 mil para pessoas com deficiência e 10 mil para indígenas. O cargo de técnico em indigenismo, para a Funai, teve o maior número de inscrições confirmadas

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: Ibaneis Rocha diz que a rede de saúde do DF entrou em colapso

Distrito Federal está em estado de emergência devido ao surto de dengue. O número de casos prováveis da doença aumentou em mais de 1300% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: Israel elabora plano pós-guerra que mantém Gaza ocupada

Plano apresentado por Israel foi rechaçado por membros da Autoridade Palestina.  Na véspera do aniversário de dois anos da ocupação da Ucrânia, Estados Unidos anunciam novas sanções à Rússia

Baixar arquivo