O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, defendeu nesta sexta-feira (24) que a desoneração da folha de pagamentos é positiva para os empregos. O parlamentar comentou o veto do presidente Lula ao projeto de lei que pretende prorrogar a desoneração até 2027.
Pacheco não disse se o veto deve ou não ser derrubado, mas afirmou que a desoneração é bem vista no Congresso Nacional.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu o veto e disse que vai apresentar neste ano medidas para substituir a desoneração da folha. O ministro respondeu às críticas e ameaças de demissões.
O economista Cesar Bergo acredita que o governo deveria apresentar medidas alternativas antes de acabar com a desoneração.
A desoneração da folha de pagamentos vem sendo prorrogada desde 2011 e beneficia 17 setores da economia, como confecção; construção civil e tecnologia da informação.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)