Congresso derruba veto de Lula sobre desoneração da folha de pagamento

Publicado em 14/12/2023 - 21:40 Por Gésio Passos - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia nesta quinta-feira (14). Ou seja, o pagamento de menos impostos como contrapartida para a contratação de funcionários nesses setores. Integrantes de partidos da base do governo votaram inclusive contra o veto.

Na justificativa pelo veto, o governo afirmava que o Congresso decidiu pela continuidade de renúncia de receita pública sem demonstrar o impacto orçamentário-financeiro. A estimativa é da perda de R$ 20 bilhões em arrecadação. O governo, inclusive, trabalhava para apresentar uma medida alternativa à desoneração.

O deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), defendeu a derrubada do veto à desoneração como forma de preservar os empregos criados.

Já o deputado Bohh Gass (PT-RS) disse que a desoneração deu errado, não criou mais empregos e diminuiu recursos para investimentos públicos.

A desoneração foi implementada em 2012, sendo prorrogada seguidamente, e com validade até este mês. Agora ela valerá até 2027.

Edição: Roberta Lopes / Pedro Lacerda

Últimas notícias
Saúde

SP e MG registram casos de febre amarela

O Ministério da Saúde emitiu um alerta pedindo que estados e municípios comuniquem casos suspeitos da doença com a maior agilidade possível.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Cerca de 43 milhões de pessoas passam fome na América Latina e Caribe

Relatório apresentado pela Cepal aponta que o custo para acabar com a fome e a desnutrição é menor do que o valor gasto pela falta de ação contra esses problemas.

Baixar arquivo
Educação

Governo quer Juros por Educação para renegociar dívidas dos estados

A medida prevê a redução da taxa de juros real de débitos em troca da ampliação das vagas de ensino médio profissionalizandes. Alguns governadores já sinalizaram discordância. 

Baixar arquivo
Educação

Mais seis instituições federais de ensino aderem à greve

Professores e técnicos de mais de 35 unidades de ensino estão parados. As categorias rejeitaram a proposta feita pelo governo, de zero reajuste para este ano e 9% para 2025.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Embrapa comprova que cafeicultura em Rondônia não desmata floresta

Pesquisador da Embrapa destaca que a exigência legal pela preservação ambiental por parte de quem compra o café foi fundamental para que o desmatamento não avançasse na região. 

Baixar arquivo
Geral

Tutores de pets fazem manifestação em aeroportos de São Paulo

Ao lado de seus pets, manifestantes pediam por mais segurança no transporte de animais. As discussões no Congresso Nacional para uma futura "Lei Joca" já começaram.

Baixar arquivo