Governo federal deve reconhecer situação de emergência em Maceió

Publicado em 02/12/2023 - 04:00 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O governo federal pode reconhecer a situação de emergência em Maceió ainda nesta sexta-feira e publicar a medida numa edição extra do Diário Oficial da União.

Esse reconhecimento vai agilizar o acesso da capital de Alagoas a recursos federais para lidar com a emergência causada pela mineração na cidade, que vem afundando bairros.

Segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o ministro Waldez Góes se reuniu de forma online técnicos da defesa civil que estão no local e prometeu repassar os recursos que forem necessários.

Para isso, após a publicação do reconhecimento de emergência, a prefeitura de Maceió deve elaborar um plano de trabalho com as ações e os recursos necessários para o atendimento. O Ministério aprova o documento e libera o dinheiro.

Na rede social o presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou que o governo está de prontidão para adotar medidas emergenciais, ajudando as famílias e cooperando com a Prefeitura de Maceió e o governo de Alagoas para reconstruir os bairros.

No Palácio do Planalto, Alckmin recebeu o senador alagoano Rodrigo Cunha, que pediu ajuda do governo federal para Maceió.

Em nota a prefeitura de Maceió informou que disponibilizou abrigos para acolher a população de forma emergencial, diante do risco eminente de colapso da mina n°18 da Braskem.

Além disso, pediu apoio do governo federal para garantir novas moradias a quem foi obrigado a deixar as casas. Por fim, a Prefeitura reafirma o compromisso em cobrar de todos os envolvidos, incluindo a Braskem, que todos os direitos da população afetada sejam garantidos.

Últimas notícias
Segurança

Quatro pessoas são presas acusadas de comércio ilegal de armas no Rio

A ação é um desdobramento da Operação Jammer que investiga organização criminosa de Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes. 

Baixar arquivo
Economia

Economia cresce 2,9% em 2023

Produto Interno Bruto do país somou R$ 10,9 trilhões, maior patamar já alcançado na série histórica, iniciada em 1996. O principal motor do crescimento foi a agropecuária, com expansão recorde de 15,1%

Baixar arquivo
Internacional

Na Celac, Lula propõe moção coletiva contra ações israelenses

Presidente brasileiro voltou a classificar os ataques de Israel ao povo palestino como genocídio.

Baixar arquivo
Cultura

Estreia hoje (1) a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo

Espetáculos de diferentes nacionalidades, sotaques e linguagens entram em cena para lançar novos olhares sobre questões como memória, racismo, transfobia e migração. Artistas da Coreia do Sul, do Líbano, da Costa do Martim, e também do Ceará, de Alagoas, de Santa Catarina se encontram e misturam teatro, dança e música para refletir sobre o próprio tempo

Baixar arquivo
Geral

PRF inicia operação de segurança nas rodovias

Serão intensificadas ações de policiamento, fiscalização e educação para o trânsito, visando diminuir a violência nas estradas federais do país. 

Baixar arquivo
Geral

Estado de São Paulo promove Dia D Contra a Dengue nesta sexta (1)

As ações estão sendo realizadas em escolas e casas. O slogan da campanha desse dia D é: “A água mais mortal pode estar no seu quintal”

Baixar arquivo