Países encerram Cúpula do Mercosul com nota sobre Venezuela e Guiana

Publicado em 08/12/2023 - 09:13 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Cúpula dos presidentes do Mercosul, no Rio de Janeiro, terminou nesta quinta-feira com nota dos estados partes sobre a situação entre Venezuela e Guiana. Os países manifestaram profunda preocupação com o aumento das tensões entre as duas nações e afirmaram que a América Latina deve ser território de paz e que deve trabalhar com o diálogo, como é tradição da região.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse que conversou com o presidente da Guiana e que o assessor especial Celso Amorim foi à Venezuela para conversar com presidente Nicolás Maduro.

Durante o último dia das reuniões de Cúpula do Mercosul, sob a presidência temporária do Brasil, também foi anunciado um projeto de integração sul-americana com financiamento dos Bancos de Desenvolvimento BNDES, BID, Flopanta e CAF, no valor de US$ 10 bilhões.

O acordo vai fornecer apoio financeiro e técnico a projetos estratégicos, especialmente de infraestrutura. Chamado de Rotas de Integração, o projeto foi articulado pelo Ministério do Planejamento brasileiro. Foram apresentadas aos bancos de fomento cinco rotas entre o Brasil e seus vizinhos da América do Sul. A ministra Simone Tebet destacou que as rotas vão reduzir o tempo de transporte de mercadorias e prevê que duas delas devem ficar prontas até 2026.

Além de infraestrutura, a Iniciativa poderá promover o financiamento de projetos de integração nas áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e proteção ambiental.

Edição: Tâmara Freire/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo