Carlos Bolsonaro é alvo de buscas em operação da PF sobre Abin

No total, são nove mandados, todos de busca e apreensão

Publicado em 29/01/2024 - 11:34 Por Priscila Thereso - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O vereador Carlos Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, é alvo de buscas em operação da Polícia Federal nesta segunda-feira. Os agentes da PF atuam em ação sobre possíveis destinatários de informações fornecidas com uso ilegal da Abin, Agência Brasileira de Inteligência.

A polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Carlos Bolsonaro, no Condomínio Vivendas da Barra, e no gabinete na Câmara de Vereadores do Rio. A diligência na Câmara Municipal foi acompanhada pela segurança da Casa e um assessor do parlamentar. A ação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.  

No total, são nove mandados, todos de busca e apreensão, cinco deles no Rio de Janeiro. Os outros quatro estão sendo cumpridos em Angra dos Reis, também no estado do Rio, Brasília, Formosa, no estado de Goiás, e Salvador, na Bahia.

Segundo as investigações, Carlos Bolsonaro seria a principal pessoa da família que recebia informações ilegais da Abin. Os agentes também investigam a suspeita de que ele seria o mentor do suposto esquema de espionagem ilegal, o que foi chamado de Abin paralela.

Esta ação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, deflagrada na última quinta-feira, que investiga uma organização criminosa que teria se instalado na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas de interesse. O principal alvo é o ex-diretor da Agência e atual deputado federal Alexandre Ramagem.  

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático alheio, organização criminosa e interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. 

Edição: Priscilla Mazenotti/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Venezuela: Opositor nega que cometeu crime ao divulgar atas da eleição

A Justiça venezuelana emitiu uma ordem de prisão contra Edmundo Gonzales. O opositor está na Venezuela e negou ofertas de asilo.

Baixar arquivo
Justiça

STF alerta para golpes financeiros em nome do tribunal

As mensagens enviadas por criminosos ameaçam consequências jurídicas graves, caso não haja o pagamento de valores. A ação dos ladrões também é usada para obter informações confidenciais das vítimas, como senhas e dados bancários.

Baixar arquivo
Educação

Conselho de Segurança Alimentar pede reajuste dos valores da merenda

A presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, Elisabetta Recine, enviou ao presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, um ofício pedindo mais recursos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar em 2025. 

Baixar arquivo
Geral

RJ: Gaeco denuncia 58 policiais e requer bloqueio de R$ 300 milhões

Entre eles estão 29 policiais militares na ativa, 11 ex-policiais ou aposentados, 12 policiais civis, dois ex-policiais civis ou aposentados, um policial penal e três delegados de polícia.

Baixar arquivo
Esportes

João Pedro já está com a seleção brasileira para jogo contra Equador

João Pedro (do Brighton) foi convocado para a seleção brasileira para disputar a sétima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante substitui Pedro (do Flamengo) que sofreu grave lesão. 

Baixar arquivo
Economia

Endividamento das famílias recua pelo segundo mês consecutivo

O percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer diminuiu de 78,5% em julho para 78% em agosto. Ainda assim, está acima dos 77,4% registrados em agosto do ano passado.

Baixar arquivo