Lula e Santiago Peña, do Paraguai, discutem tarifas de Itaipu

Condução do Mercosul também foi tema da reunião

Publicado em 15/01/2024 - 19:27 Por Oussama El Ghaouri - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (15) com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, no Palácio Itamaraty.  

Eles falaram sobre vários assuntos, mas principalmente sobre o preço da energia vendida pela hidrelétrica binacional de Itaipu, que fica na fronteira entre os dois países.

É que em abril do ano passado, o Conselho de Administração da empresa aprovou o valor de US$ 16 por quilowatt, de forma consensual entre os países.

Mas depois, Peña foi eleito presidente. E deu declarações públicas defendendo um aumento do preço da energia vendida ao Brasil.

Essa foi ao menos a quarta reunião entre Lula e Peña desde maio do ano passado, e até agora nenhum acordo sobre o preço foi anunciado.

Mas, o presidente Lula sinalizou que uma próxima reunião já está agendada. E disse que os dois estão dispostos “a encontrar uma solução conjuntamente”.

Os dois presidentes também discutiram assuntos em comum da América Latina, como a crise de segurança pública no Equador e a condução do Mercosul, já que o bloco está sob a presidência rotativa do Paraguai até o meio deste ano.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Meio Ambiente

Em 39 anos, queimadas afetaram quase um quarto do território nacional

A cada ano, uma média de 18,3 milhões de hectares são afetados pelo fogo: pouco mais de 2% do país. Em 2023, a área foi um pouco menor: 16 milhões de hectares. A estação seca, entre julho e outubro, concentra 79% das ocorrências. 

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei: Brasil vence Holanda, de virada, na Liga das Nações masculina

E mais: confira os jogos da 11ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.  

Baixar arquivo
Política

“Parte mais rica do Brasil tomou conta do orçamento”, diz Lula

Presidente se referia a isenções fiscais que não se convertem em benefício para trabalhadores, por exemplo. Na entrevista, dada à CBN, Lula ainda falou da possível manutenção da Selic em 10,5% e da taxação de compras internacionais de até US$ 50.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Há 7 meses São Paulo não faz aborto legal acima de 20 semanas

O Hospital Vila Nova Cachoeirinha, o único que fazia o procedimento recomendado pela OMS para abortos acima de 20 semanas, parou de oferecer o serviço em dezembro. Justiça determinou que a prefeitura da capital volte a atender as mulheres que tem direito à intervenção, mas gestão municipal descumpre a decisão.  

Baixar arquivo
Geral

Chuva superou 500 milímetros em 20 cidades do RS no mês de maio

 Porto Alegre teve 564 milímetros de chuvas, quase cinco vezes acima do normal. Os dados são da Secretaria de Estado da Agricultura, e apontam para a maior crise climática que o estado já viveu.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

"Estamos retrocedendo", diz Lula ao condenar PL do Aborto

Em meio aos debates em torno do projeto de lei que trata como homicídio o aborto após 22 semanas, até mesmo o já permitido, em caso de estupro, o Presidente Lula voltou a criticar a proposta que tramita na Câmara dos Deputados.   

Baixar arquivo