Países do Conselho de Segurança da ONU devem ser pacifistas, diz Lula

Presidente falou à imprensa em visita ao presidente do Egito

Publicado em 15/02/2024 - 15:20 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Países que integram o Conselho de Segurança da ONU deveriam ser pacifistas. O presidente Lula defendeu essa tese na declaração à imprensa ao lado do presidente do Egito, Abdel Fatah Al-Sisi, nesta quinta-feira (15). O presidente brasileiro voltou a defender mudanças no conselho.

O presidente Lula chegou ontem ao Egito para uma visita de dois dias, que marca os 100 anos das relações diplomáticas entre os dois países.

Lula e Al-Sisi defenderam um cessar-fogo e a entrada de ajuda humanitária para o povo da Faixa de Gaza. Lula agradeceu pelo apoio do Egito para retirada dos brasileiros que estavam na região.

O brasileiro disse que quer que o comércio entre os países cresça. Atualmente, o fluxo é de US$ 2,8 bilhões.

Al-Sisi disse que quer estreitar as relações entre Brasil e Egito nas áreas de cultura, agricultura, econômica e política. E que aceitou o convite para visitar o Brasil. Os presidentes assinaram acordos bilaterais em áreas como ciência e comércio de carne.

Edição: Sâmia Mendes/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Política

Taxação de grandes fortunas deve compor documento final do G20 Social

O documento final do G20 Social deve ser entregue ao presidente Lula para ser levado à reunião com os mandatários dos demais países do grupo. 

Baixar arquivo
Política

Congresso pede ao STF a suspensão de decisões de Dino sobre emendas

O ministro do STF suspendeu a execução de emendas Pix, emendas de Comissão e as emendas impositivas. Os mecanismos davam aos parlamentares poder de indicação direta de recursos públicos para estados, municípios e outras organizações.

Baixar arquivo
Economia

Taxa de desemprego cai e chega a 6,9% no segundo trimestre do ano

Ainda acordo com o IBGE, as maiores taxas de desemprego de abril a junho foram registradas em Pernambuco, Bahia, Distrito Federal e Rio de Janeiro; e as menores, em Santa Catarina, Mato Grosso e Rondônia.

Baixar arquivo
Saúde

Ministério da Saúde instala comitê para ações de resposta à mpox

Ministério negocia aquisição de doses da vacina Jynneos, que é autorizada de forma emergencial pela Anvisa. Segundo a ministra, Nísia Trindade, /”a vacinação não será uma estratégia em massa pra mpox”. O Brasil está no nível 1, o menos alarmante.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Consulta pública para "Plano Clima: Adaptação" vai até o fim de agosto

As contribuições podem ser feitas por qualquer cidadão, com prioridade para os povos indígenas.

Baixar arquivo
Cultura

“Elas”: Fundação Joaquim Nabuco abre exposição com acervo feminino

Cerca de 300 itens produzidos ou reunidos por mulheres, buscam responder à pergunta: cadê as digitais das mulheres nos acervos da Fundação?

Baixar arquivo