RJ: eleitores de Búzios vão às urnas em abril para escolher prefeito

Publicado em 22/02/2024 - 18:06 Por Tatiana Alves - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A cidade de Búzios, na Região dos Lagos, terá eleições suplementares. A medida foi aprovada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. A votação será no dia 28 de abril e a chapa vencedora exercerá o mandato até 31 de dezembro de 2024.

Estão aptos a votar os eleitores que estavam com cadastro em situação regular e com domicílio eleitoral na cidade até o dia 29 de novembro de 2023. Poderão concorrer pessoas que estavam filiadas a partido político e com domicílio eleitoral até 31 de outubro de 2023. Os registros de candidatura devem ser encaminhados ao cartório eleitoral de Búzios até 22 de março.

A propaganda eleitoral será permitida a partir do dia 23 de março, data da qual a Zona Eleitoral funcionará em regime de plantão aos sábados, domingos e feriados, de meio-dia às cinco da tarde.

Os eleitos serão diplomados até 20 de maio, após o julgamento de suas prestações de contas de campanha. A solenidade de posse dos eleitos é uma atribuição da Câmara Municipal.

A nova eleição acontece depois da cassação do mandato do prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins, e do vice-prefeito, Miguel Pereira de Souza, ambos do partido Republicanos, por abuso do poder econômico nas eleições de 2020.

A Corte Eleitoral fluminense entendeu que os políticos foram beneficiados por esquema de compra de votos na data do pleito, em 15 de novembro de 2020. A decisão do colegiado foi confirmada pela ministra Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral, em fevereiro de 2024.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo
Geral

Assassino de Ari Uru-Eu-Wau-Wau é condenado a 18 anos de prisão

O comerciante João Carlos da Silva foi condenado, inicialmente em regime fechado, pelo crime de homicídio duplamente qualificado cometido contra o professor e líder indígena Ari Uru-Eu-Wau-Wau, ocorrido em abril de 2020.

Baixar arquivo