“Parte mais rica do Brasil tomou conta do orçamento”, diz Lula

Presidente falou à CBN sobre isenções fiscais, Selic e impostos

Publicado em 18/06/2024 - 16:40 Por Sayonara Moreno - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na véspera da definição da taxa básica de juros, a Selic, pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o presidente Lula demonstrou preocupação com a possibilidade de o Banco Central manter os 10,5% e não reduzir ainda mais. 

A declaração foi feita nesta terça-feira, durante entrevista à Rádio CBN. A Selic está em 10,5%, e a previsão é que o comitê mantenha a mesma taxa nesta quarta-feira (19). 

Sobre cortes no orçamento, Lula disse que discute com a equipe algumas formas de equilibrar as contas. Ele quer, inclusive, rever as isenções fiscais, que é quando o governo deixa de arrecadar taxas, como estímulo financeiro a alguns setores. Mas, para Lula, o excesso de isenção de alguns impacta nos mais pobres.

Ainda na questão de tributos, o presidente disse, na entrevista, ser contra a taxação das compras internacionais abaixo de US$ 50. Mas adiantou que deve sancionar o projeto, em nome da “unidade” entre o governo e o legislativo. Além disso, disse ficar irritado com empresários que não dialogam com o governo e sempre acionam o Congresso. 

Perguntado sobre a possível exploração de petróleo em águas profundas, no Amapá, Lula reconheceu a contradição em defender essa exploração e buscar a transição por energia limpa, no país. 

No mês passado, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recusou o pedido de licença da Petrobras para estudar a possibilidade de explorar petróleo na foz do Rio Amazonas, no Amapá. 

Edição: Nádia Faggiani/Sumaia Villela

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende militar suspeito de operar drones lançadores de granadas

Operação da Polícia Federal combate o uso de aeronaves remotamente pilotadas por criminosos contra forças de segurança, facções rivais e milicianos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem prejudica nível dos rios no Amazonas

Governo realiza Operação Estiagem para socorrer comunidades ribeirinhas. As ações incluem distribuição de cestas básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família Fluviais e estocagem de merenda escolar. 

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo