Haddad espera que PL da dívida dos estados seja aprovado até recesso
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 22/05/2024 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Ele falou sobre a política econômica que vem sendo desenvolvida pela pasta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Durante reunião do Conselho da Federação nesta quarta-feira (3), no Palácio do Planalto, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi claro: espera resolver a questão da dívida dos estados até o dia 17, último dia de trabalho no Congresso.
Até lá, Haddad, quer ver aprovado o projeto de lei complementar com as regras para a renegociação. Entre elas, redução de juros, que hoje é de 4% ao ano, mais variação do IPCA, limitada à Selic, e a criação de um Fundo de Equalização. São algumas premissas, como explicou Haddad.
Isso tudo com a contrapartida dos estados, para que tenham direito ao desconto e também ao Fundo de Equalização. Nessa terça-feira, o presidente do Senado, que está liderando no parlamento as conversas sobre o assunto, se reuniu com os governadores dos cinco estados com dívidas maiores: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás.
Aliás, para o Rio Grande do Sul, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o estado terá tratamento específico. Isso por conta da tragédia com as chuvas na região.
Após a reunião do Conselho da Federação, o presidente Lula sancionou a lei que trata da securitização da dívida ativa da União, dos Estados, do DF e dos municípios. Trata-se da venda, com deságio, dos direitos de receber uma dívida. Proposta do Senado e que foi aprovada mês passado pela Câmara.
![Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Victor Baetas/CRF/Direitos Reservados flamengo, copa são paulo](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Arte EBC Brasília (DF) 07/06/2024 - Arte Viva Maria
Arte EBC](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Alex Rodrigues/Agência Brasil Depredação no Supremo Tribunal Federal em dia de manifestação antidemocrática](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Paulo Pinto/Agencia Brasil São Paulo SP 23/06/202 Ato no MASP contra o Projeto de Lei (PL) 1.904/24, que equipara o aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio. Foto Paulo Pinto/Agencia Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil Brasília (DF) 15/04/2024 – O secretário Geral, Márcio Macêdo, participa da cerimônia Apresentação do Programa Terra da Gente para a Reforma Agrária
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)