P20 debate ampliação feminina em espaços de decisão

Publicado em 02/07/2024 - 16:19 Por Gabriel Correa - repórter da Rádio Nacional - São Luís

A ampliação da representatividade feminina em espaços de decisão, o combate às desigualdades e a promoção da autonomia econômica das mulheres. Esses temas foram debatidos, nesta terça-feira (2), segundo dia da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, encontro internacional legislativo dos países-membros do G20. A troca de experiências acontece em Maceió, Alagoas.

Marcela Guerra Castillo, deputada mexicana trouxe desde os exemplos das cotas, iniciadas nos anos 1990, até a inclusão da paridade na Constituição do México, país que elegeu no mês passado a primeira presidente mulher.

“Foi assim que incorporamos o princípio de paridade dentro da Constituição. Em 2019, uma outra reforma constitucional foi feita, para que houvesse paridade total, em todos os 3 poderes. Em todos os gabinetes, em todas as partes mulheres deveriam estar presentes”.

O debate faz parte dos temas prioritários do G20, sob presidência brasileira, com foco na promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, principalmente para meninas e mulheres.

A deputada chinesa Fu Caixiang falou sobre o crescimento da participação feminina no congresso chinês, para 26%. No Brasil, é cerca de 17%. A deputada também ressaltou a colaboração de empresas e a inclusão de minorias étnicas.

A cerimônia de abertura do P20, na segunda, contou com a presença de 300 autoridades do Mercosul, ONU, União Europeia, além de deputadas e senadoras de 26 países. Entre os representantes brasileiros, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira; a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário, e a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva.

A próxima reunião do P20 está prevista para novembro, em Brasília.

Edição: Ana Lúcia Caldas / Fran de Paula

Últimas notícias
Cultura

História Hoje: morte de Brian Jones completa 55 anos

Assim como outros ídolos da música, o guitarrista britânico Brian Jones, um dos membros fundadores da banda Rolling Stones, morreu aos 27 anos.

Baixar arquivo
Política

Governo apresenta política nacional de cuidados ao Congresso

Mais de 47 milhões de pessoas no Brasil se dedicam ao trabalho de cuidar de alguém. Segundo o Ipea, 78% desse grupo, que pode ser remunerado ou não, são de mulheres, e 55% delas são mulheres negras.

Baixar arquivo
Saúde

OMS publica diretrizes inéditas para combate ao tabagismo

Um conjunto de diretrizes para ser usado no tratamento contra o tabagismo foi publicado nesta terça-feira pela OMS - Organização Mundial da Saúde   

Baixar arquivo
Esportes

COI anuncia paridade de gênero nos Jogos Olímpicos de Paris

Os Jogos Olímpicos de Paris, que começam no fim deste mês, serão os primeiros da história com paridade de gênero. Ou seja, 50% de atletas femininos e 50% de atletas masculinos.

Baixar arquivo
Política

Governadores discutem com Pacheco renegociação das dívidas com a União

Pacheco negocia com o governo federal projeto para facilitar o pagamento das dívidas estaduais, que chegam a R$ 740 bilhões. O Senado começou a discutir ainda proposta de emenda à Constituição que flexibiliza o pagamento de dívidas pelos municípios, que também enfrentam problemas financeiros.

Baixar arquivo
Economia

Haddad afirma estar otimista com regulamentação da reforma tributária

O ministro da fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (2) que está otimista com a aprovação da regulamentação da reforma tributária. A expectativa é de que o Congresso vote a proposta antes do recesso parlamentar de 18 de julho.

Baixar arquivo