Governadores do Nordeste pedem isonomia em renegociação de dívidas

Publicado em 07/08/2024 - 21:08 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

Governadores dos estados do Nordeste se reuniram, nesta quarta-feira (7), com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para propor a divisão dos recursos de um Fundo de Equalização Federativa previsto no projeto de renegociação de dívidas dos estados.

A proposta deve ser votada na semana que vem.

Os governadores pediram que os critérios de divisão do fundo sejam os mesmos utilizados no Fundo de Participação dos Estados.

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, disse que os estados querem isonomia.

“É legítimo que os estados superendividados, quatro estados, que respondem por 90% do estoque de dívidas com a União, vai ter a renegociação dessas dívidas. Contudo, é necessário que os estados menos endividados sejam também contemplados, sob pena, se isso não acontecer, de agravar cada vez mais as desigualdades dos pontos de vista regional socioeconômico”.  

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, cobrou que o projeto permita a renegociação de dívidas com bancos públicos, e não só com o Governo Federal.

“Os estados que não têm dívida com a União, ou têm dívida pequena com a União, têm dívida com instituições bancárias do sistema financeira nacional, notadamente o Banco do Brasil, a Caixa e o BNDES. Então, nós também estamos propondo, falamos pro presidente do Senado, que é importante possibilitar que essas dívidas bancárias também sejam renegociadas, seja com uma carência, seja com alongamento no tempo, seja com a redução das taxas”.

Por meio de nota, Rodrigo Pacheco disse que há consenso entre os senadores para a apreciação do projeto antes do início das campanhas eleitorais.

Edição: Roberta Lopes / Fran de Paula

Últimas notícias
Esportes

Brasil bate recorde de medalhas nas Paralimpíadas de Paris 2024

Dia histórico para o Brasil nas Paralimpíadas de Paris, na França. Neste 7 de setembro o país atingiu o maior número de medalhas em uma única edição dos jogos. O recorde era de 72 medalhas nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e Tóquio 2020. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Movimentos sociais realizam o 30º Grito dos Excluídos em Brasília

Um dos temas é o alerta ao desrespeito ao uso do Fundo Eleitoral para as candidaturas femininas negras, disse a pastora Val Moraes.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Relatório do Cemaden alerta para estiagem severa no país

Um relatório divulgado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) revela um cenário preocupante de estiagem severa que atinge as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Baixar arquivo
Geral

Desfile de 7 de setembro atrai milhares à Esplanada em Brasília

Milhares de pessoas encheram a Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile de 7 de setembro, em comemoração aos 202 anos da independência do país. A expectativa da organização era de cerca de 30 mil pessoas.

Baixar arquivo
Internacional

Brasil contesta Venezuela e segue com custódia de embaixada argentina

Após o governo da Venezuela cancelar a autorização para a embaixada da Argentina, em Caracas, ter a custódia do Brasil, o Itamaraty informou que isso não pode ser feito de forma unilateral.

Baixar arquivo
Política

Esther Dweck assume interinamente o Ministério dos Direitos Humanos

A Ministra Esther Dweck, que está a frente da pasta da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, vai assumir interinamente o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Ela foi nomeada pelo Presidente Lula após a demissão de Silvio Almeida do cargo.

Baixar arquivo