Senado aprova proposta de renegociação de dívida dos estados
![Marcello Casal JrAgência Brasil Moeda Nacional, Real, Dinheiro, notas de real,Cédulas do real](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Depois de muito debate, o Senado Federal aprovou a proposta de renegociação das dívidas dos estados com o governo federal.
O projeto cria um programa para socorrer os estados que têm as maiores dívidas e passam por dificuldades para pagá-las: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Os quatro concentram quase 90% dos R$ 740 bilhões das dívidas estaduais com a União.
O projeto de lei modifica o índice de correção da dívida, altera o prazo para pagamento para 30 anos e ainda permite a redução de até 20% das dívidas com a federalização de ativos, como o repasse de empresas públicas estaduais.
Além de criar um fundo equalizador com recursos que seriam pagos com juros das dívidas à União para investimentos em todos os estados.
O relator do projeto, David Alcolumbre, do União Brasil do Amapá, afirmou que o projeto também vai gerar investimentos em estados que não são devedores.
Apesar disso, alguns senadores questionaram o projeto. O senador Oriovisto Guimarães, do Podemos do Paraná, ressaltou que a conta será paga pelo governo federal.
Com a aprovação, o texto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
![Reuters/Khalil Ramzi/Proibida reprodução Displaced Palestinians make their way past rubble, as they attempt to return to their homes, following a delay in the ceasefire between Israel and Hamas over the hostage list, in the northern Gaza Strip, January 19, 2025. REUTERS/Khalil Ramzi TPX IMAGES OF THE DAY](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Defesa Civil de Salvador/Divulgação Salvador (BA), 05/02/2025 - Teto desaba da Igreja de São Franscisco, no Pelourinho. Foto: Defesa Civil de Salvador/Divulgação](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Logo da Radioagência Nacional](https://agenciabrasil.ebc.com.br/sites/default/themes/agenciabrasil_v3/images/thumb_rdag_small.webp?sq92ux)
![Lula Marques/ Agência Brasil Brasília (DF) 05/02/2025 Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. Foto Lula Marques/ Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Valter Campanato/Agência Brasil INSS; filas; aposentadoria](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)