CCJ discute anistia de golpistas e limites ao STF

Publicado em 09/09/2024 - 13:11 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Semana de esforço concentrado na Câmara e a Comissão de Constituição e Justiça se prepara para votar quatro propostas que têm como alvo o Supremo Tribunal Federal. São duas propostas de emenda à Constituição e dois projetos de lei.

Uma delas, facilita o impeachment de ministros do STF. Diz o seguinte: em caso de rejeição de pedido de impeachment pelos presidentes da Câmara ou do Senado, a decisão poderá ser levada a plenário a partir de recurso de um terço dos parlamentares. A proposta também cria o crime de responsabilidade para ministro do STF sempre que houver opiniões ou declarações depreciativas fora dos autos do processo.

Outras propostas limitam as decisões monocráticas e permitem que o Congresso suspenda decisões do STF sempre que os parlamentares considerarem que a decisão ultrapassa a função jurisdicional. E inclui entre os crimes de responsabilidade para ministros a suposta usurpação pelo Supremo das competências dos demais poderes. O chamado ativismo judicial.

No último dia 27, as propostas - todas com parecer favorável dos relatores - foram lidas.

Em outra reunião, também convocada para esta terça-feira, a CCJ vai votar a proposta que concede anistia aos presos por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. O projeto será discutido três dias depois de manifestantes fazerem um protesto no 7 de setembro pedindo o impeachment de Alexandre de Moraes e anistia aos presos pela tentativa de golpe.

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Patrícia Serrão

Últimas notícias
Cultura

Festival Revelando São Paulo oferece música, artesanato e gastronomia

Mais de cem munícipios de 14 regiões do estado de São Paulo estão na programação do maior festival de culturas tradicionais paulistas. São esperados mais de 80 mil visitantes. 

Baixar arquivo
Economia

Fazenda aumenta estimativa para PIB de 2024 de 2,5% para 3,2%

O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, avalia que a inesperada crise climática vem afetando diretamente a inflação brasileira.

Baixar arquivo
Economia

FGTS: saque-aniversário pode virar empréstimo consignado

Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, diz que governo enviará proposta ao Congresso Nacional para transformar o saque-aniversário em empréstimo consignado com juros baixos.

Baixar arquivo
Economia

Petrobras inaugura a maior unidade de processamento de gás do país

A unidade é a primeira inaugurada no antigo Comperj, Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, localizado em Itaboraí, na região metropolitana do, agora rebatizado de Complexo de Energias Boaventura.

Baixar arquivo
Economia

Produtores prejudicados por queimadas terão financiamento do RenovAgro

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou que serão disponibilizados R$ 6,5 bilhões do Plano Safra 2024/2025. 

Baixar arquivo
Política

G20: grupo de trabalho destaca ampliação da agricultura familiar

O encontro reuniu 23 ministros da Agricultura e representantes de quase 50 países. Eles assinaram uma declaração ministerial. O documento será levado à cúpula do G20 em novembro.  

Baixar arquivo