Macaé Evaristo será a nova ministra dos Direitos Humanos

Parlamentar mineira tem trajetória ligada a educação e diversidade

Publicado em 09/09/2024 - 20:23 Por Gésio Passos - repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva escolheu, nesta segunda-feira (9), a nova ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania. É a deputada estadual de Minas Gerais, pelo PT, Macaé Evaristo.

Após reunião com a ministra Ester Dweck, atual interina da pasta, Macaé afirmou que a posse oficial deve ocorrer na próxima semana, mas que já começou os trabalhos.

Ela reafirmou a importância da pauta de direitos humanos para o país.

Macaé Evaristo, tem 59 anos, e nasceu em São Gonçalo do Pará, no interior de Minas. Ela é formada em serviço social e mestre em educação pela UFMG. A nova ministra também foi vereadora em Belo Horizonte entre 2020 e 2022.

Sua carreira começou aos 19 anos como professora. Macaé foi a primeira mulher negra a ocupar a Secretaria de Educação de Minas Gerais, entre 2015 e 2018. E comandou a mesma pasta na prefeitura de Belo Horizonte, de 2005 a 2012.

Entre 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação. Macaé é prima da premiada escritora mineira Conceição Evaristo.

Ela substitui Silvio Almeida, demitido pelo presidente Lula na última sexta-feira. O ex-ministro é acusado de ter cometido assédio sexual, sendo uma das vítimas a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.

A nova ministra disse que é preciso apurar os fatos.

A Polícia Federal e a Comissão de Ética Pública abriram investigação para esclarecer os fatos. Silvio Almeida nega todas as acusações.

Edição: Roberta Lopes / Liliane Farias

Últimas notícias
Saúde

Saiba como se proteger da fumaça dos incêndios florestais

A fumaça tem gases tóxicos e pode prejudicar a saúde e agravar doenças como rinite, asma e alergias. Médica presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia alerta para os cuidados. 

Baixar arquivo
Segurança

PF prende militar suspeito de operar drones lançadores de granadas

Operação da Polícia Federal combate o uso de aeronaves remotamente pilotadas por criminosos contra forças de segurança, facções rivais e milicianos.  

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Incêndio atinge Parque Nacional de Brasilia

Polícia Federal investiga causas das queimadas. 700 hectares de mata já foram destruídos. O fogo ainda não foi controlado. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Estiagem prejudica nível dos rios no Amazonas

Governo realiza Operação Estiagem para socorrer comunidades ribeirinhas. As ações incluem distribuição de cestas básicas, Unidades Básicas de Saúde da Família Fluviais e estocagem de merenda escolar. 

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus: mercado eleva crescimento de 2,96% da economia em 2024

A  projeção para a Selic, a taxa básica de juros, depois da alta na semana passada, ficou em 11,25%.

Baixar arquivo
Cultura

Conasamba reafirma luta em defesa do carnaval e das escolas de samba

Continuar a luta em defesa do Carnaval e das escolas de samba. Esse foi o compromisso firmado por representantes das entidades carnavalescas de todo o país, reunidos durante três dias em Florianópolis, Santa Catarina.

Baixar arquivo