Prioridade em filas a seções adaptadas levam acessibilidade à votação
![Tomaz Silva/Agência Brasil Eleitores do Rio de Janeiro votam para presidente no segundo turno no maior colégio eleitoral da capital, Expo Mag, na Cidade Nova, região central da cidade](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
Para um processo eleitoral democrático, é muito importante que todos possam votar. Por isso, a Justiça Eleitoral oferece medidas de acessibilidade durante as eleições.
Pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo têm prioridade nas filas do local de votação.
Os eleitores com deficiência também podem transferir o local de votação para uma seção com acessibilidade, com rampas e elevadores. Essa troca pode ser feita no cartório eleitoral até 151 dias antes das eleições. Eles também podem solicitar à Justiça Eleitoral recursos de acessibilidade de acordo com suas necessidades, com até três meses de antecedência. Mesmo sem o pedido prévio, o eleitor com deficiência deve informar ao mesário se precisar de algum tipo de adaptação na hora do voto.
As urnas também estão preparadas para os eleitores com deficiência visual. As teclas contam com o sistema braile e serão disponibilizados fones de ouvido, com retorno sonoro do número digitado e do candidato escolhido.
Pessoas analfabetas também podem votar, apesar de ser facultativo. Na hora de assinar, é permitido usar a impressão digital, ao invés da assinatura escrita.
![Marcelo Camargo/Agência Brasil VI Cúpula dos Brics em Fortaleza](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X Estreito-MA 23/12/20224 Governador do Maranhão em Estreito para averiguar a situação da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou neste domingo. Foto Reprodução/ Carlos Brandão/X](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil Palácio do Planalto na Praça dos Três Poderes em Brasília](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Tânia Rêgo/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ), 04/01/2025 - A ONG Rio de Paz realiza nova manifestação com parentes das crianças mortas por bala perdida no Rio na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde a prefeitura retirou as faixas da manifestação anterior. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Lyon Santos/ MDS Erilene (27 anos), Mauro (05 anos) Elias (06 meses) - Família Beneficiária do Programa Bolsa Família - CRAS de Sobradinho 1 - Brasília (DF). Na foto eles seguram o cartão do programa Bolsa Família.
Fotos: Lyon Santos/ MDS](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Fernando Frazão/Agência Brasil Rio de Janeiro (RJ) - Arquivo - Onda de calor atinge Rio de Janeiro. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)