Campanha contra raiva é encerrada em Manaus por falta de vacina, segundo prefeitura

Manaus

Publicado em 23/10/2019 - 18:57 Por Renata Martins - Brasília

A Prefeitura de Manaus informou que a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2019 foi encerrada porque o Ministério da Saúde não repassou a quantidade de doses da vacina suficiente para atender à demanda do município.


A campanha, na capital amazonense, teve início no dia 9 de setembro e seguiria até 7 de novembro, mas foi encerrada no último sábado. Cerca de 165 mil animais foram vacinados. O número corresponde a 73% da meta estipulada para este ano.


Kennedy Marques, da ong Anjos da Rua, relata a preocupação das pessoas por causa da falta de vacinação dos bichos.


"Aquela população que tem responsabilidade, que se preocupa em vacinar, elas sentem a necessidade, sim. Temos projeto de castração, então recebemos muitas pessoas, em torno de 50 por dia. Nós ouvimos relatos de que o município ainda não passou no bairro”.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura vai providenciar a aquisição das vacinas para a imunização dos animais que não receberam a dose.


Procuramos o Ministério da Saúde, mas não tivemos retorno até o fechamento desta reportagem.


A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos. Pode ser transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, principalmente por meio da mordedura, mas também pela arranhadura ou lambedura desses animais.

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Geral

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo