A capital Palmas terá neste sábado uma mobilização de prevenção como parte da Campanha Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, que tem o terceiro sábado de outubro como Dia D.
A mobilização vai acontecer em frente ao bar Mujica e à boate Lanterna Lounge Bar, das 19h às meia-noite.
Além de informar sobre a doença, o objetivo é conscientizar a população sobre a importância do sexo seguro. Haverá distribuição de preservativos e gel lubrificante, e orientações sobre os locais de testes rápidos para a identificação da doença.
A ação é realizada por meio do projeto “Sexualidade Responsável”, desenvolvido pelos técnicos da coordenação de doenças infectocontagiosas da Secretaria Municipal de Saúde e pelos alunos de enfermagem da Universidade Federal do Tocantins.
A sífilis é uma infecção transmitida por meio de relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. A sífilis congênita é quando a doença é transmitida da mãe para a criança, durante a gestação ou no parto.
Em 2018, Palmas registrou 373 casos de sífilis adquirida, 166 de sífilis gestacional e 49 de sífilis congênita. Nos primeiros seis meses de 2019 foram registrados 202 casos de sífilis adquirida, 63 gestacional e 5 de sífilis congênita.
A Campanha Nacional tem como slogan a hashtag #sífilisnão e é idealizada pelo Ministério da Saúde.
*Estagiária, sob supervisão de Ariane Póvoa