Menina picada por escorpião morre em São Paulo; antídoto não foi administrado a tempo

Soro antiescorpiônico

Publicado em 16/10/2019 - 20:26 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

Uma menina de 7 anos morreu depois de ser picada por um escorpião em Franco da Rocha, na região metropolitana de São Paulo.

 

A criança chegou nas primeiras horas da manhã de segunda-feira, na UPA de Franco da Rocha, em estado grave.

 

Segundo a Secretaria de Saúde do município, ela foi atendida imediatamente pela equipe de plantão e depois transferida para a UTI pediátrica do Hospital Estadual Francisco Morato e não para a Santa Casa, que tinha o soro antiescorpiônico.

 

Já segundo a Secretaria de Saúde do estado, a criança foi encaminhada para o hospital estadual sem comunicação prévia à Santa Casa, deu entrada pouco antes das 7 da manhã em estado gravíssimo e só recebeu o antídoto uma hora depois, mas não resistiu.

 

A avó da menina, de 63 anos, morreu horas depois de saber da morte da neta. Ela teve uma parada cardíaca e foi atendida no mesmo hospital onde estava a criança. Agora, a Polícia Civil investiga a morte da menina.

 

Em nota, a Secretaria de Saúde do estado informou que, nesses tipos de acidentes, o primeiro atendimento deve ser feito por um médico, para avaliação de risco e estabilização do paciente.

 

Também em nota, a prefeitura de Franco da Rocha disse que a opção de transferir a criança para hospital estadual e não para a Santa Casa foi feita pelo médico, depois que a criança foi atendida e o quadro de saúde estabilizado.


O Ministério da Saúde é responsável pela compra do soro e nega falta nos estoques. Segundo a pasta, em 2019, foram mais de 21 mil ampolas para todo o país, quase 4,5 mil para o estado de São Paulo.


Em 87% dos casos de picadas de escorpião, as vítimas não precisam tomar o soro. A recomendação para todos os casos é procurar imediatamente o serviço de saúde. Lavar o local com água e sabão e aplicar compressa morna também ajuda, desde que isso não atrase a chegada até a unidade de saúde.


O que não se deve fazer é usar torniquetes, espremer o local da picada ou tentar sugar a feriada.

 

Em todo o país, o número de acidentes com escorpiões não para de crescer. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, em 2018, foram quase 157 mil casos. O número é quase quatro vezes maior que o registrado dez anos antes. No ano passado, 103 pessoas morreram.


Em São Paulo, só este ano, foram registrados quase 18 mil casos de picadas de escorpião e cinco mortes até o dia 12 de agosto.

Últimas notícias
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo