Método Canguru: completa 40 anos tratamento que ajuda bebês prematuros a se desenvolverem

Método Canguru

Publicado em 24/11/2019 - 09:55 Por Cláudia Bojunga - Rio de Janeiro

Uma solução simples que revolucionou o tratamento neonatal.

 

No Método Canguru, o bebê fica na posição vertical aconchegado no colo da mãe ou do pai, amparado com um tecido como um filhote de canguru. Daí no nome do método.

 

Um contato que, além de fortalecer o vínculo afetivo, ajuda a regular a temperatura da criança, ainda favorece o aleitamento materno e o ganho de peso.

 

O pediatra colombiano, Hector Martinez, criador do método, que está completando 40 anos, afirma que, antes, os bebês ficavam isolados.

 

Hoje, é evidente a importância da mãe no desenvolvimento do recém-nascido.

 

No Brasil, o Método Canguru é utilizado em 200 unidades do Sistema Único Saúde (SUS). A mãe fica em um leito próximo do bebê e pode ficar com a criança no colo o tempo que quiser.

 

Depois da alta hospitalar, a indicação é continuar o contato pele a pele com o bebê, em casa, até que a criança tenha alcançado 2,5 kg.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo