Método Canguru: completa 40 anos tratamento que ajuda bebês prematuros a se desenvolverem

Método Canguru

Publicado em 24/11/2019 - 09:55 Por Cláudia Bojunga - Rio de Janeiro

Uma solução simples que revolucionou o tratamento neonatal.

 

No Método Canguru, o bebê fica na posição vertical aconchegado no colo da mãe ou do pai, amparado com um tecido como um filhote de canguru. Daí no nome do método.

 

Um contato que, além de fortalecer o vínculo afetivo, ajuda a regular a temperatura da criança, ainda favorece o aleitamento materno e o ganho de peso.

 

O pediatra colombiano, Hector Martinez, criador do método, que está completando 40 anos, afirma que, antes, os bebês ficavam isolados.

 

Hoje, é evidente a importância da mãe no desenvolvimento do recém-nascido.

 

No Brasil, o Método Canguru é utilizado em 200 unidades do Sistema Único Saúde (SUS). A mãe fica em um leito próximo do bebê e pode ficar com a criança no colo o tempo que quiser.

 

Depois da alta hospitalar, a indicação é continuar o contato pele a pele com o bebê, em casa, até que a criança tenha alcançado 2,5 kg.

Últimas notícias
Esportes

Na ativa ao 50, Rubinho vibra com filhos mantendo o legado nas pistas

Piloto na F1 por quase 20 anos, veterano segue competindo na Stock Car

Baixar arquivo
Geral

INMET emite alerta de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste

O risco mais intenso ocorre principalmente em Roraima e na faixa do litoral nordestino, entre Rio Grande do Norte e Pernambuco.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

A partir do cajueiro, universidade no RN cria um purificador de água

A partir da casca do cajueiro, planta abundante na região, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveu um coagulante para resolver o problema de acesso à água potável.

Baixar arquivo
Saúde

Resolução que dispõe sobre telenfermagem é publicada no Diário Oficial

A resolução, publicada nesta segunda-feira, no diário oficial da união, definiu como “telenfermagem” o serviço que agora passa a ser oferecido por meio de plataformas digitais autorizadas.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

UFRJ inaugura protótipo para levar energia a lugares remotos

O protótipo, desenvolvido por 15 pesquisadores da Coppe, a Coordenação de Programas de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia, da UFRJ, foi inaugurado nesta segunda-feira, no campus da universidade, na lha do Fundão, no Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Polícia faz reconstituição de acidente com carro alegórico no carnaval

Acidente com o carro alegórico da escola de samba Em Cima da Hora, que matou uma menina de 11 anos, após o desfile da agremiação, no dia 20 de abril, no sambódromo do Rio.

Baixar arquivo