Mandetta diz que método Wolbachia de controle do Aedes será expandido

Método Wolbachia

Publicado em 02/12/2019 - 16:40 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Mosquitos Aedes aegypti infectados com a bactéria Wolbachia foram soltos em Niterói, na região metropolitana do Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (2). A ação faz parte de um programa conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

O método inovador começou a ser aplicado em alguns bairros de Niterói há três anos e já mostra resultados: análises preliminares indicam redução de 75% dos casos de chikungunya.

 

A tecnologia consiste em soltar insetos contaminados com uma bactéria que impede o desenvolvimento das doenças. Funciona da seguinte forma: apelidado de mosquito do bem, o inseto recebe a bactéria Wolbachia, um microrganismo presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti.

 

Ao se reproduzir com outros mosquitos locais, o novo inseto também nasce com a Wolbachia. Dessa forma, a população de mosquitos capaz de transmitir dengue, zika e chikungunya vai sendo substituída por vetores que não têm essa capacidade.

 

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanhou a ação e confirmou a intenção de expandir o projeto, a partir dos resultados positivos.

 

Segundo o pesquisador da Fiocruz, Luciano Moreira, coordenador do programa, Niterói será o primeiro município brasileiro com a cobertura total do projeto, também testado em outros países.

 

O método Wolbachia é tido como uma solução complementar, que não exclui medidas de eliminação de focos dos mosquitos e controles clínicos como o fumacê.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo