Ser humano recebe 70% da radiação solar de sua vida na rotina e não no lazer

Saúde da pele

Publicado em 12/01/2020 - 07:46 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

As férias e o verão geralmente são épocas em que o uso do filtro solar é intensificado. Porém, estudos mostram que pelo menos 70% da radiação solar que recebemos durante a vida é adquirida no dia a dia, e somente 30% da radiação é obtida durante momentos de lazer. Por isso é recomendado o uso diário de roupas e acessórios com proteção UV, barracas e protetores solares, mesmo em dias nublados ou durante o trabalho, como explica o diretor da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr, Egon Daxbacher

 

O órgão recomenda produtos com fator de proteção a partir de trinta para se proteger do sol. O protetor deve ser aplicado meia hora antes da exposição solar e reaplicado pelo menos a cada duas horas. Além de passar diariamente o filtro solar, a servidora pública Ana Maria Bastos, de 56 anos, sempre recomenda o mesmo à família. Para ela, o protetor é tão importante que deveria fazer parte da cesta básica do brasileiro.

 

Além disso, é preciso evitar a exposição solar entre nove da manhã e três da tarde. As barracas usadas na praia devem ser feitas de algodão ou lona, materiais que absorvem 50% da radiação UV. Outro item indispensável são os óculos de sol, que previnem catarata e outras lesões nos olhos.

 

É importante também proteger as cicatrizes, especialmente as novas, que podem ficar escuras se expostas ao Sol. Já as antigas também devem ser protegidas, pois há risco de desenvolvimento de tumores. Além de filtro solar, a proteção pode ser feita com uso de barreiras físicas como adesivos e esparadrapos.

 

Em crianças, o filtro solar pode ser usado diariamente com orientação médica a partir dos seis meses de idade.

Últimas notícias
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo