Em reunião com os secretários estaduais de saúde sobre o coronavírus em Brasília, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, reafirmou que o Brasil está preparado para enfrentar a doença, mesmo em época de carnaval.
Segundo ele, os foliões que pretendem brincar o carnaval estarão amparados em qualquer município do país, mesmo se houver risco de contaminação pelo coronavírus.
“Mesmo cidades pequenas, a menor cidadezinha brasileira hoje, o SUS está presente, está na secretaria municipal de saúde, tem lá um técnico de vigilância, uma pessoa responsável, tem a cadeia de comunicação, tem que ter a logística, porque mesmo em uma cidade pequenininha a gente pode necessitar coletar o material lá e chegar até o comando central”.
Mandetta se referiu às medidas de "etiqueta respiratória" para evitar o contágio de doenças como as provocadas pelo coronavírus. Lavar as mãos várias vezes ao dia; se for espirrar, colocar o cotovelo na frente, são algumas as dicas para quem for brincar no carnaval de rua.
O ministro também descartou a possibilidade de campanhas específicas sobre coronavírus e afirmou que o objetivo da pasta é preparar a rede de saúde para a possibilidade da chegada do novo vírus ao Brasil.