Com a meta de vacinar três milhões de pessoas dos seis meses aos 59 anos, até o dia 23 de março, a secretaria estadual de Saúde promoveu nesse sábado, 1º de fevereiro, o dia D de Vacinação contra o Sarampo.
Os postos de saúde dos 92 municípios estão funcionando até as 17 horas e mais cinco caminhões itinerantes também oferecem a vacina. A campanha estadual começou no dia 23 de janeiro e termina em 23 de março.
Segundo o médico da secretaria, Alexandre Chieppe, todos os postos têm vacina suficiente para imunizar a população. As autoridades sanitárias do estado temem que a doença possa atingir até 10 mil pessoas neste ano, no Rio de Janeiro.
No município do Rio, 30 mil pessoas já se vacinaram. E, segundo a secretária municipal de Saúde, Beatriz Busch, a meta é fechar o dia D com 45 mil pessoas imunizadas.
Luciany Brum foi até o Centro Municipal de Saúde João Barros Barreto, em Copacabana, na zona sul da cidade do Rio, se vacinar junto com as sobrinhas.
A secretária de saúde do município do Rio disse que 21 casos de sarampo foram confirmados no mês de janeiro na capital fluminense e que 150 estão em investigação.