No Rio, campanha de vacinação contra gripe terá 'drive thru' e atendimento domiciliar para idosos
Para atender , com segurança e agilidade, o maior número possível de idosos, principal público alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza a prefeitura do Rio utilizará o drive-thru nos postos do Detran para que a imunização ocorra sem precisar sair do carro.
Esta primeira etapa vai até o dia 15 de abril como detalha coordenadora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Patricia Guttmann.
A secretária municipal de Saúde Beatriz Busch ressalta que maiores de 80 anos serão atendidos em casa e que não devem se deslocar em hipótese nenhuma.
O atendimento nas 233 unidades de Atenção Primária, será feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
O drive-thru da vacinação acontecerá das 10h às 16h.
Na segunda fase, a partir do dia 16 de abril, a vacina estará disponível professores das escolas públicas e particulares ; profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas.
Já no sábado 9 de maio, Dia D de Mobilização Nacional começará a terceira fase da campanha, incluindo crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e mulheres até 45 dias após o parto; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; indígenas; adultos de 55 a 59 anos e pessoas com deficiência. A campanha vai até 22 de maio.
É importante levar a caderneta de vacinação ao posto de saúde, principalmente, no caso de crianças para que seja verificado se há outras vacinas a serem colocadas em dia.
Pessoas com febre devem esperar a recuperação.
Já quem tiver alergia grave a ovo deve informar ao profissional de saúde e será orientado a tomar a vacina em unidades específicas, sob condições especiais.