Barba e bigode podem ser vetores do coronavírus? Saiba se é preciso raspar os pelos do rosto

Coronavírus

Publicado em 11/04/2020 - 08:41 Por Dayana Vítor - Brasília

Alguns homens amam ter barba e bigode, por serem símbolos de masculinidade. Mas será que os pelos no rosto podem reter o novo coronavírus? Uma mensagem espalhada pelas redes sociais convida aqueles que têm a tirarem. Tudo para reduzir a infecção que causa a Covid-19. Mas, será que existe base científica?


O novo coronavírus é transmitido pelas vias respiratórias e quando um homem que tem barba e bigode fala, tosse ou espirra, o vírus pode ficar retido nos pelos e sobreviver por horas, segundo o virologista da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Flávio Guimarães.


“A barba, o bigode, quando um homem fala e elimina as gotículas de saliva, essas gotículas ficam presas nos fios da barba e do bigode. Portanto, ele pode ser carreador de vírus vivos que ficam escondidos. E ao tocar na barba e no bigode, ou outra pessoa tocar essa superfície, ela pode se infectar com o vírus que está preso”.


Justamente o medo de ser contaminado pelo coronavírus, ao levar a mão ao rosto depois de tocar em superfícies suspeitas, fez Ronaldo Baphista tirar a barba agora durante a pandemia. Ele tinha os fios há três anos, mas percebeu que, com a barba, levava mais as mãos ao rosto.


“Eu percebi que realmente a barba fazia com que eu levasse mais a mão ao rosto. Eu tinha acabado de digitar a minha senha em uma maquininha de cartão de crédito e logo depois eu coloquei a mão na região do bigode. Ali eu percebi que a barba seria um vetor de contaminação”.


Adair Abreu sempre usou barba, mas resolveu tirá-la, por acreditar que seja uma forma de facilitar a contaminação pelo coronavírus.


“Com barba fica mais difícil. Nessa época de pandemia, eu acredito que menos pelos no rosto seria mais fácil o cuidado e a proteção. Aparar ou retirar a barba seria muito mais correto para a nossa proteção e a dos outro”.


Mas se você ama sua barba e bigode e não pretende tirá-los, o recomendável é redobrar a higiene para evitar a sua contaminação e a de outras pessoas. Evite pegar no rosto e lave-o com água e sabão sempre que possível. Dessa forma, pode manter o charme, sem ficar doente ou levar o coronavírus a outras pessoas.

Últimas notícias
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

Dia Mundial do Livro: leitura deve ser incentivada na infância

A diretora-executiva da Câmara Brasileira do Livro, Fernanda Garcia, destaca que o hábito deve ser incentivado desde cedo. Mais que isso, deve ser estimulado nas escolas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo