Hospitais de São Paulo devem iniciar testes com plasma sanguíneo

Covid-19

Publicado em 06/04/2020 - 13:24 Por Nelson Lin - São Paulo

O Consórcio dos hospitais Albert Einstein, Sírio Libanês e da Universidade de São Paulo recebeu autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa para iniciar testes clínicos com plasma sanguíneo de pessoas já recuperadas do coronavírus em pacientes graves.

 

Nesta semana, os pesquisadores começam a coletar o plasma sanguíneo de pessoas que foram curadas. A previsão é que em duas semanas tenham início os testes em cerca de 100 pacientes em estado grave. O uso do plasma para tratamento já foi utilizado nos casos mais graves do coronavírus na China e também no tratamento da Sars - Síndrome Respiratória Aguda Grave, em 2003.

 

O diretor do banco de sangue do hospital Sírio Libanês, Silvano Wendel, explicou como é o procedimento. Mas Silvano alerta que o tratamento não é milagroso e que tudo está em fase de testes, por isso não representa uma garantia de cura. Os testes serão feitos em pacientes que já estão entubados ou em vias de uso do respirador mecânico. O sucesso desse tratamento em pacientes graves pode ajudar a desafogar as UTIs.

 

Em nota técnica, a Anvisa alerta que ainda não há evidências científicas conclusivas sobre a eficácia do tratamento de plasma sanguíneo de convalescente para a Covid-19, e que o teste deve ser usado em protocolos de pesquisa clínica, com os devidos cuidados. Diz ainda a nota que as transfusões são geralmente seguras e bem toleradas pela maioria dos pacientes. Mas, que esses procedimentos podem causar reações alérgicas e outros eventos adversos.

 

Por isso é necessário o suporte de médicos e equipes especializadas em hematologia para a prevenção, detecção e manejo em caso de reações.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo