Nova ferramenta permite validação de documentos médicos digitais

Telemedicina

Publicado em 23/04/2020 - 11:49 Por Maíra Heinen - Brasília

Com a telemedicina autorizada durante o período de isolamento, agora a prescrição médica também poderá ser enviada em formato digital por e-mail e até por aplicativo de mensagem ao paciente.

 

Para permitir a segurança nesse processo, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação lançou nesta quinta-feira (23), um site validador de documentos. O processo pode ser feito no site: assinaturadigital.iti.gov.br

 

O procedimento é gratuito e permite validar a receita em meio digital, quanto a sua autoria, se assinada por um médico habilitado, e se dispensada por um farmacêutico. A página na internet também permite verificar a integridade do documento assinado com certificado digital, ou seja, se ele não foi adulterado.

 

Segundo o Instituto, ao consultar o site é garantida a privacidade dos dados, sendo que nenhuma informação do documento validado é armazenada ou repassada a terceiros. As informações processadas são usadas apenas para a confirmação de quem assinou o documento e da habilitação do profissional junto ao conselho de classe.

 

A telemedicina foi regulamentada pelo Ministério da Saúde no final do mês de março, devido à pandemia do novo coronavírus.

Últimas notícias
Economia

LDO para 2025 prevê déficit zero e salário mínimo de R$ 1.502

A previsão está na Lei de Diretrizes Orçamentárias que o Ministério do Planejamento e Orçamento entregou ao Congresso Nacional.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o número de bares e restaurantes com prejuízos

As dívidas acumuladas fizeram 31% das empresas do Brasil funcionarem no vermelho em fevereiro.

Baixar arquivo
Geral

MST faz balanço de ocupações durante Jornada de Lutas

Como parte da Jornada Nacional de Lutas, o MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, realizou 24 ocupações em 11 estados brasileiros, nesta segunda-feira, mobilizando mais de 20 mil famílias sem terra.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Programa de Reforma Agrária deve incluir 300 mil famílias até 2026

Dez tipos de propriedades serão disponibilizados para os assentamentos, entre elas, imóveis rurais considerados improdutivos, pelo Incra, áreas rurais em posse de bancos e empresas públicas, terras estaduais usadas para abater dívidas com a União e áreas confiscadas por exploração de trabalho semelhante à escravidão.

Baixar arquivo
Economia

Governadores discutem renegociação de dívidas dos estados

Governadores de cinco estados se reuniram nesta segunda-feira (15) com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para discutir o refinanciamento das dívidas estaduais.

Baixar arquivo
Geral

Governo pede que CNJ estabeça critérios para saidinha de presos

O pedido foi encaminhado após a sanção, com vetos, da lei que reformou o instituto da saída temporária de presos em regime semiaberto, assinada na semana passada pelo presidente Lula.

Baixar arquivo