Parto em tempos de coronavírus causa preocupação em gestantes

Maternidade ou Domiciliar

Publicado em 19/04/2020 - 08:40 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

A jornalista Sheila Jacob se prepara com dedicação para a chegada da primeira filha, Violeta, no mês de junho.


O aumento dos casos de coronavírus não mudou os planos de realizar o parto em uma maternidade do SUS na capital fluminense, mas a pandemia causa preocupação.


Grávida de 33 semanas do segundo filho, a nutricionista Aline de Oliveira teve a consulta do pré natal adiada por sua obstetra estar com suspeita de coronavírus. O acompanhamento no momento do parto, que deve ser realizado em um hospital privado, ainda está incerto. Emocionada, Aline relata as dificuldades e as perdas, inclusive afetivas que a pandemia impõe.

 

A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia, Febrasgo, preparou um material com recomendações às gestantes. As orientações esclarecem inclusive a ausência de pesquisas que indiquem quais consequências que a infecção pelo novo coronavírus tem na gestação.

 

Segundo a Febrasgo, a gestante que não tiver sintomas de Covid-19 pode manter sua opção quanto à escolha da instituição para o parto. Já aquelas que apresentarem sintomas, devem discutir com seu médico o melhor local para ter o bebê.

 

O material destaca que até o momento, as poucas evidências disponíveis demonstram que o risco de contrair o Covid-19 não é maior nas gestantes ou puérperas do que no restante da população.

 

Diante das incertezas, a procura de informações sobre as possibilidade de realizar um parto domiciliar também tem crescido. A enfermeira obstétrica Ariana Santos, da equipe Sankofa Atendimento Gestacional, relata que o trabalho tem sido de muito esclarecimento às mulheres.

 

Segundo a enfermeira, para a realização do parto domiciliar são observados protocolos rigorosos, como a ausência de condições de risco e a existência de uma maternidade há até 20 minutos de distância, por exemplo. A grávida precisa também estar com no máximo 32 semanas de gestação, de forma que haja tempo hábil para avaliação das condições da gravidez e estabelecimento de vínculo.

 

A enfermeira obstétrica explica que houve aumento de procura, mas o número de partos realizados em domicílio pela equipe continua no padrão, porque muitas mulheres procuraram o atendimento já no final da gestação e foram apenas esclarecidas e acolhidas.

 

Ariana conta que a equipe passou a trabalhar com uma rotina diferenciada, que inclui encontros online e recomendação expressa de quarentena para as gestantes. Ela relata que o momento exigiu também adequações na principal característica do parto domiciliar: a proximidade.

 

A Defensoria Pública do Estado do Rio enviou nesta semana uma recomendação aos secretários de saúde dos 92 municípios do estado para que o direito garantido por lei à gestante de ter um acompanhante antes, durante e após o parto seja respeitado em todas as unidades de saúde mesmo durante a pandemia.

 

O comunicado diz que o Plano de Contingência da Atenção Primária à Saúde para o Coronavírus no Rio de Janeiro não exclui esse direito. Segundo a Defensoria, a recomendação pode implicar em ato de improbidade administrativa, se não for atendida, e resultar na adoção de medidas administrativas e judiciais contra os responsáveis.

Últimas notícias
Internacional

Boris Johnson anuncia sua renúncia como primeiro-ministro britânico

Ele disse, no entanto, que ficará no cargo até a nomeação de um sucessor. O calendário da transição vai ser informado aos britânicos na semana que vem.

Baixar arquivo
Economia

Inflação medida pelo IGP-DI tem ligeira desaceleração, diz FGV

O IGP-DI, Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna, medido pela Fundação Getúlio Vargas, registrou inflação de 0,62% em junho, percentual inferior ao apurado em maio, quando fechou em 0,69%.

Baixar arquivo
Geral

Brasil pode ser reconhecido como produtor mundial de chocolates finos

O Brasil está a caminho de ser reconhecido mundialmente como produtor de chocolate finos. Em 2019, recebeu o selo de país 100% exportador de cacau fino e de aroma da Organização Internacional do Cacau.

Baixar arquivo
Geral

PF investiga suspeitos de crimes e fraudes contra a Previdência Social

Os agentes cumprem nove mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

Baixar arquivo
Geral

Brasil produziu 700 mil toneladas de chocolate em 2021

No Dia Mundial do Chocolate (06) é importante dizer que a iguaria não é só muito gostosa. Também oferece benefícios à saúde, se consumido com moderação.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa da CNC aponta que população brasileira está menos endividada

O percentual de endividados registrou, em junho, o segundo recuo seguido após alta recorde da série histórica em abril deste ano.

Baixar arquivo